cover
Tocando Agora:

A confiança do torcedor: por que a torcida do Flamengo acredita mais nessa final do que na de 2021

A partida entre Palmeiras x Flamengo pela Libertadores ocorrerá em Lima, no Peru, na tarde deste sábado, 29 de novembro Está chegando a hora de Palmeiras x ...

A confiança do torcedor: por que a torcida do Flamengo acredita mais nessa final do que na de 2021
A confiança do torcedor: por que a torcida do Flamengo acredita mais nessa final do que na de 2021 (Foto: Reprodução)

A partida entre Palmeiras x Flamengo pela Libertadores ocorrerá em Lima, no Peru, na tarde deste sábado, 29 de novembro

Está chegando a hora de Palmeiras x Flamengo

Para a parcela mais supersticiosa da torcida, boa atuação em campo não é o bastante para garantir um título. É indispensável perceber os ‘indícios’ que o universo costuma oferecer. Nesse sentido, a torcida do Flamengo vem se apegando em tudo o que pode para aumentar o otimismo diante do Palmeiras, pela final da Libertadores.

Porém, um dos fatores que mais dividem as opiniões de grande parte da torcida é o receio de perder mais uma vez para o rival palestrino, que em 2021 derrotou o Mengão pelo placar de 2 a 1 e viu o Verdão ser tri da América.

Apesar deste contexto, vamos elencar alguns motivos do porque a Nação flamenguista precisa estar confiante para este sábado, com a possibilidade de ser o primeiro brasileiro tetracampeão continental.

Time de 2025 é superior ao de 2021

O primeiro grande motivo para torcida do Flamengo ficar otimista em relação ao que foi em 2021 é o nível entre os elencos. Em Montevidéu, o Flamengo tinha um grande time, mas que não vinha em grande fase no Brasileirão e com muitos problemas físicos.

Por outro lado, os comandados do técnico Filipe Luís chegam em ótima forma para a decisão em Lima, com uma mão e meia no título do Brasileirão e tendo um plantel mais abrangente do que em 2021, seja em qualidade ou até mesmo em quantidade.

Rubro-Negros tem boas lembranças de Lima

Além dos motivos citados acima, a final deste sábado tem um sabor especial para a torcida rubro-negra. Com a decisão marcada para Lima, no Peru, o Flamengo retorna ao Estádio Monumental, cenário onde viveu um de seus momentos mais marcantes: a conquista da Libertadores de 2019.

Será a primeira vez do time carioca no local desde a virada épica sobre o River Plate nos instantes finais, garantida pelos dois gols de Gabigol em um espaço de três minutos.

Aquela partida não apenas rendeu o título, mas simbolizou o ponto de partida da fase mais vencedora da atual geração flamenguista, que acumula troféus desde então.

Gol icônico de Gabigol no título da Libertadores de 2019 em River Plate x Flamengo. Foto: Raul Sifuentes/Getty Images

Cor rubro-negra também é um indicativo positivo

A Conmebol divulgou as combinações de uniformes para a final da Libertadores e, ao contrário do que já ocorreu em alguns encontros entre os clubes, Flamengo e Palmeiras entrarão em campo com seus trajes tradicionais. À primeira vista, pode parecer apenas um detalhe, mas esse assunto carrega uma forte carga simbólica.

Nas quatro decisões que disputou, o Flamengo só levantou a taça quando utilizou seu uniforme rubro-negro. Foi assim em 2022, diante do Athletico, em 2019, contra o River Plate, e também na finalíssima de 1981, frente ao Cobreloa. Na única ocasião em que atuou de branco na partida decisiva — justamente contra o Palmeiras, em 2021 — o time carioca acabou ficando com o vice.