Brasil ostenta 87,88% de aproveitamento contra seleções africanas e busca fechar 2025 com nova vitória
Domínio histórico contra rivais africanos reforça confiança da Seleção para encerrar o ano em alta Brasil e Tunísia se enfrentam em Villeneuve-d’Ascq ...
Domínio histórico contra rivais africanos reforça confiança da Seleção para encerrar o ano em alta
Brasil e Tunísia se enfrentam em Villeneuve-d’Ascq
Depois do bom triunfo sobre Senegal, a Seleção Brasileira retorna aos gramados nesta terça-feira (18), às 16h30 (horário de Brasília), para encarar a Tunísia, no Stade Pierre-Mauroy, em Villeneuve-d’Ascq (Lille), na França. Será o último amistoso da equipe em 2025.
As duas seleções já têm vaga assegurada na Copa do Mundo do Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil terminou as Eliminatórias Sul-Americanas na quinta posição, somando 28 pontos em 18 partidas. Já a Tunísia liderou o Grupo H das Eliminatórias Africanas, acumulando 28 pontos em dez confrontos.
Para terminar o ano de 2025 com vitória, a Canarinho tem a seu favor o ótimo retrospecto contra seleções africanas na história. Seja em amistosos ou competições oficiais, o Brasil disputou 44 jogos contra equipes da África e soma impressionantes 38 vitórias, além de dois empates e apenas quatro derrotas, com 87,88% de aproveitamento.
Brasil venceu todos os 16 africanos que já enfrentou
No total, foram 16 adversários diferentes, com a Seleção derrotando todos eles. O maior freguês é o Egito, com a Canarinho vencendo todos os seis confrontos contra os Faraós. Em seguida, aparecem Camarões, Gana e África do Sul, todos com cinco derrotas cada para o Brasil.
A Argélia, outro destaque do continente africano, foi derrotada quatro vezes pela Seleção Brasileira. Marrocos e a própria Tunísia perderam duas partidas para a Canarinho. Por fim, Senegal, Nigéria, Costa do Marfim, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Zimbábue, Tanzânia, Gabão, Zâmbia e Guiné têm uma derrota para a Canarinho.
Camarões é a única equipe africana que venceu o Brasil em jogos oficiais (Photo by Richard Heathcote/Getty Images)Mesmo sofrendo cinco derrotas, Camarões é a equipe africana que mais vezes derrotou o Brasil, com dois triunfos diante dos pentacampeões mundiais. As outras vitórias foram de Marrocos e do Senegal (que possui o melhor aproveitamento contra a Canarinho). Por fim, os empates da Seleção foram diante do próprio Senegal e da Nigéria.
Em competições oficiais, são apenas duas derrotas
Em competições oficiais (Copa do Mundo e a antiga Copa das Confederações), o aproveitamento é de 83,33%, com dez vitórias da Seleção diante de apenas duas derrotas. Novamente, Camarões se destaca nas estatísticas, com duas vitórias (uma no Mundial e outra nas Confederações) contra o Brasil, diante de três derrotas (duas na Copa do Mundo e uma nas Confederações).
Em Copas do Mundo, a Canarinho derrotou Gana, Argélia, Marrocos, Costa do Marfim e Zaire; enquanto os triunfos oficiais diante de Egito e África do Sul foram pela Copa das Confederações, competição da qual a Seleção foi campeã quatro vezes.