Davide Ancelotti completa quatro meses no comando do Botafogo e ultrapassa Renato Paiva
Italiano chega aos 124 dias no cargo, supera Renato Paiva e mantém Botafogo na disputa por vaga na Libertadores Davide Ancelotti completa quatro meses no coma...
Italiano chega aos 124 dias no cargo, supera Renato Paiva e mantém Botafogo na disputa por vaga na Libertadores
Davide Ancelotti completa quatro meses no comando do Botafogo
Davide Ancelotti chegou a 124 dias no comando do Botafogo e se tornou o terceiro técnico mais longevo da era SAF do clube. Sua estreia ocorreu na vitória do Alvinegro sobre o Vasco, por 2 a 0, no 1º turno do Brasileirão.
Com isso, o treinador italiano ultrapassa seu antecessor direto, Renato Paiva, que somou 123 dias de trabalho entre fevereiro e junho de 2025. A marca de maior longevidade segue com Luís Castro, que ficou 462 dias à frente do clube entre março de 2022 e junho de 2023.
Outro nome que permanece acima de Davide é Artur Jorge, o técnico mais vitorioso da SAF alvinegra, responsável pela histórica dobradinha de Brasileirão e Libertadores em 2024. O italiano, porém, segue construindo seu espaço.
Primeira experiência como treinador
O Botafogo é o primeiro trabalho de Davide como técnico profissional. Antes de assumir o cargo, acumulou funções de preparador físico e auxiliar na comissão técnica do pai, Carlo Ancelotti, atual comandante da seleção brasileira.
Em entrevista ao Globo Esporte, sua esposa, Ana Galocha, revelou que a mudança para o Rio foi extremamente rápida: “Ele precisava estar aqui cinco dias após o primeiro contato do clube”.
Desde a estreia, o italiano viveu oscilações no comando da equipe. O Botafogo caiu na Libertadores e na Copa do Brasil, e ainda precisou lidar com diversas lesões ao longo da temporada. Ao todo, são 28 partidas, com 12 vitórias, nove empates e sete derrotas.
Davide Ancelotti no comando do Botafogo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIFBriga por vaga na Libertadores
Com 52 pontos e ocupando a 6ª posição no Brasileirão, o Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, às 20h30, no Nilton Santos, contra o Sport. O duelo é válido pela 34ª rodada da Série A.
A equipe está a apenas um ponto do Bahia, 5º colocado e dono da última vaga para a fase de grupos da Libertadores. A reta final do campeonato promete ser decisiva para as ambições alvinegras.