Estádio Ahmad bin Ali recebe o Flamengo após sediar sete jogos da Copa do Mundo de 2022
Arena mais sustentável do Catar volta ao centro das atenções em um novo cenário decisivo Após conquistar seu quarto título da Copa Libertadores, o Flamen...
Arena mais sustentável do Catar volta ao centro das atenções em um novo cenário decisivo
Após conquistar seu quarto título da Copa Libertadores, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (10), às 14h, para enfrentar o Cruz Azul, do México, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, pelas quartas de final da Copa Intercontinental.
O Rubro-Negro ergueu a taça da Libertadores ao vencer o Palmeiras por 1 a 0 na decisão. Já o time mexicano garantiu sua sétima conquista da Copa dos Campeões da CONCACAF ao golear o Vancouver Whitecaps, do Canadá, por 5 a 0 na final.
Caso vença os mexicanos e o Pyramids, do Egito, na sequência, e alcance a decisão diante do Paris Saint-Germain (França), o Rubro-Negro fará três jogos em um dos estádios mais sustentáveis do planeta. Inaugurado em dezembro de 2020, o Ahmad bin Ali, nome que homenageia o Emir do Catar entre 1960 e 1972, será o palco que receberá a equipe carioca.
Estádio recebeu vitória importante da Argentina
O local recebeu sete jogos da Copa do Mundo de 2022, sendo seis na fase de grupos e um das oitavas de final. Pela fase inicial, sediou as seguintes partidas: Estados Unidos 1 x 1 País de Gales; Bélgica 1 x 0 Canadá; País de Gales 0 x 2 Irã; Japão 0 x 1 Costa Rica; País de Gales 0 x 3 Inglaterra; e Croácia 0 x 0 Bélgica.
Já o único confronto eliminatório foi justamente o da campeã Argentina, que derrotou a Austrália no local ao vencer por 2 a 1, com gols de Lionel Messi e Julián Álvarez, enquanto Enzo Fernández (contra) descontou para os australianos na despedida do Ahmad bin Ali no Mundial.
Localizada no distrito de Al Rayyan, a arena fica a 20 quilômetros a oeste de Doha e a 28 quilômetros do aeroporto. Sua fachada reúne elementos da identidade catariana, como valores familiares, paisagens do deserto, flora, fauna e o comércio internacional. A capacidade total é de 40 mil espectadores.
Local possui cadeiras nas cores vermelho e preto
O Ahmad bin Ali é a casa do Al Rayyan e, internamente, presta homenagem à torcida do clube com cadeiras nas cores vermelho e preto, tonalidades do time conhecido como “Os Ferozes”. O português Arthur Jorge é o técnico da equipe, que conta com os brasileiros Gregore, Róger Guedes e Wesley.
Al Rayyan é conhecida como porta de entrada para o deserto e tem histórico de defesa de pautas ambientais. Por isso, o projeto da arena priorizou soluções sustentáveis: mais de 90% dos materiais utilizados vieram de reaproveitamento ou reciclagem, muitos deles oriundos do antigo estádio demolido em 2015, no mesmo local.
Após a Copa do Mundo, o anel superior e quase metade dos 40 mil assentos foram destinados a iniciativas de desenvolvimento do futebol em outros países. A arena fica próxima à estação de metrô Al Riffa, que liga o estádio ao Mall of Qatar.