cover
Tocando Agora:

Exclusivo: Allan vai para o ‘sacrifício’ no Palmeiras e Abel testa jovem para anular criação do Flamengo

Segundo apuração do Bolavip Brasil, Abel treinou a Cria da Academia em nova função para final da Libertadores, assim como ocorreu com Gustavo Scarpa em 2021...

Exclusivo: Allan vai para o ‘sacrifício’ no Palmeiras  e Abel testa jovem para anular criação do Flamengo
Exclusivo: Allan vai para o ‘sacrifício’ no Palmeiras e Abel testa jovem para anular criação do Flamengo (Foto: Reprodução)

Segundo apuração do Bolavip Brasil, Abel treinou a Cria da Academia em nova função para final da Libertadores, assim como ocorreu com Gustavo Scarpa em 2021

Exemplo de 2021 está por trás da escalação do Palmeiras contra Flamengo

Neste sábado (29), o Palmeiras entra em campo em Lima para um duelo que representa o verdadeiro “tudo ou nada” na temporada. Diante do Flamengo, na final da Libertadores, o Verdão tenta não apenas salvar um ano marcado por frustrações, mas também escrever um capítulo histórico: tornar-se o primeiro clube brasileiro tetracampeão da competição continental.

Apesar de chegar ao confronto em um momento inferior técnica e emocionalmente em relação ao rival, o time de Abel Ferreira se apoia em seu DNA competitivo na Libertadores — especialmente no retrospecto recente contra o Rubro-Negro.

Em 2021, em Montevidéu, o Palmeiras surpreendeu ao derrotar o Flamengo por 2 a 1 e erguer seu tricampeonato da Libertadores, em uma final onde Abel desmontou o plano adversário com um ajuste tático inesperado envolvendo Gustavo Scarpa. E a história pode se repetir.

Você acompanha a grande final da Libertadores na tela do Disney+! Assine já e assista a esse confronto histórico de onde estiver.

Abel prepara nova surpresa — e Allan vira peça-chave

Conforme apurado pelo Bolavip Brasil, o técnico português voltou a trabalhar uma estratégia especial para a decisão deste sábado. Dessa vez, o protagonista da “invenção” de Abel é o jovem Allan, de apenas 21 anos, que vem de atuação de gala na semifinal contra a LDU.

Contra os equatorianos, o meio-campista atuou praticamente como um ponta pela direita, pressionando a defesa rival. Diante do Flamengo, porém, a missão será diferente: Abel treinou Allan na faixa central, ajudando na marcação e sustentando o meio ao lado de Bruno Fuchs e Andreas Pereira.

Em 2021, Gustavo Scarpa foi improvisado de LE em estratégia de Abel que deu certo contra o Flamengo – Foto: Wagner Meier/Getty Images

A ideia é travar as principais armas rubro-negras — especialmente Arrascaeta e Jorginho — já que o técnico Filipe Luís deve montar seu jogo exatamente a partir deles, ainda mais sem Pedro. Estratégia parecida com Scarpa há quatro anos, quando atuou de lateral esquerdo para frear o ímpeto dos cariocas.

Abel deixou claro na coletiva que preparou uma “carta na manga” e garantiu que o Palmeiras terá dinamismo e variações táticas. Allan, portanto, surge como peça fundamental para dar equilíbrio, intensidade e ainda preencher espaços estratégicos defensivos.

Mais liberdade para Veiga e possíveis infiltrações de Andreas

Com Allan atuando como uma espécie de ‘segundo volante’ e garantindo sustentação na marcação, Raphael Veiga pode ter liberdade para se aproximar de Flaco López e Vitor Roque, sendo um dos responsáveis pela criação ofensiva.

(Foto: Reprodução)
Estratégia de Abel de empurrar Allan para trás no meio pode favorecer Veiga na criação contra o Flamengo – Foto: César Greco/Ag. Palmeiras

Outra possibilidade estudada por Abel é a de Andreas Pereira aparecer como elemento surpresa, infiltrando principalmente pelo lado esquerdo, enquanto Veiga ocupa a faixa oposta trazendo a bola para a perna canhota. Com a bola, o meio formado por Fuchs, Allan e Andreas tende também a liberar Khellven e Piquerez nos ataques alviverdes.

A provável escalação

A formação do Palmeiras deve ser confirmada com:

Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez e Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Allan, Andreas Pereira e Raphael Veiga; Vitor Roque e Flaco López.

No papel, o desenho pode parecer conhecido. Em campo, no entanto, o posicionamento será trabalhado para potencializar a estratégia de Abel, que tenta reencontrar o brilho tático que marcou suas primeiras conquistas no SEP.