cover
Tocando Agora:

Neymar encerra 2025 com números inferiores aos de 2009, sua primeira temporada sem títulos no profissional

O contraste expõe uma temporada marcada por queda técnica e contusões O Santos derrotou o Cruzeiro, pelo placar de 3 a 0, no último domingo (7), na Vila Be...

Neymar encerra 2025 com números inferiores aos de 2009, sua primeira temporada sem títulos no profissional
Neymar encerra 2025 com números inferiores aos de 2009, sua primeira temporada sem títulos no profissional (Foto: Reprodução)

O contraste expõe uma temporada marcada por queda técnica e contusões

O Santos derrotou o Cruzeiro, pelo placar de 3 a 0, no último domingo (7), na Vila Belmiro, em Santos, pela 38ª e última rodada do Brasileirão Betano. Thaciano (duas vezes) e João Schmidt marcaram os gols do Alvinegro na partida.

O Peixe finalizou o Brasileirão Betano na 12ª posição, com 47 pontos, permanecendo na primeira divisão e garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2026. No total foram 12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas, com 41,22% de aproveitamento. O clube marcou 45 gols e sofreu 50 na competição.

A temporada marcou a volta de Neymar ao futebol brasileiro. Além disso, ficou marcado negatividade como o nono ano consecutivo do Santos sem títulos de primeira grandeza e apenas a segunda temporada da carreira em que o camisa 10 não conquistou títulos.

Neymar disputou 51 jogos na temporada de 2009

A primeira foi em 2009, justamente em seu ano de estreia como profissional. Naquele ano, Neymar entrou em campo 51 vezes (sendo 30 como titular), sendo 48 pelo Santos e três pela Seleção Brasileira Sub-17, com 15 gols marcados e nove assistências (0,47 participações em gols).

Naquela temporada, o Santos de Neymar foi vice-campeão paulista (perdeu para o Corinthians), coincidentemente também terminou o Brasileirão Betano na 12ª posição, com 49 pontos, e foi eliminado ainda na segunda fase da Copa Betano do Brasil, para o CSA-AL. No Mundial Sub-17, o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos, para Suíça e México.

Mesmo sem títulos, Neymar teve um bom fim de temporada no Santos Foto: Mauricio De Souza/AGIF

Já em 2025, seu segundo ano sem títulos, Neymar fecha a temporada com 28 jogos, marcando 11 gols e distribuindo quatro assistências, números inferiores a 2009, com apenas a média de participações de gols por partida (0,53 por duelo) sendo melhor que quando estreou como profissional.

Neymar não levantou taças no ano de 2014

Além de terminar o Brasileirão Betano na 12ª posição, o Santos foi semifinalista do Campeonato Paulista (novamente eliminado pelo Corinthians) e foi eliminado na terceira fase da Copa Betano do Brasil para o CRB-AL.

Neymar também terminou o ano de 2014 sem levantar títulos, com o Barcelona (Espanha) ficando com o vice no Campeonato Espanhol, vice da Copa do Rei e quadrifinalista da Liga dos Campeões. Porém os catalães conquistaram a Supercopa da Espanha em 2013 (com gol de Neymar), com a competição fazendo parte da temporada 2013/14.