cover
Tocando Agora:

Rafael Guanaes projeta 2026 e prioriza manutenção do elenco do Mirassol: “É fundamental ter uma espinha dorsal”

Com 67 pontos na tabela e uma classificação inédita para a Libertadores, o Mirassol encerra 2025 com confiança e responsabilidade. Após um ano histórico ...

Rafael Guanaes projeta 2026 e prioriza manutenção do elenco do Mirassol: “É fundamental ter uma espinha dorsal”
Rafael Guanaes projeta 2026 e prioriza manutenção do elenco do Mirassol: “É fundamental ter uma espinha dorsal” (Foto: Reprodução)

Com 67 pontos na tabela e uma classificação inédita para a Libertadores, o Mirassol encerra 2025 com confiança e responsabilidade.

Após um ano histórico no futebol brasileiro, o Mirassol já começa a planejar a próxima temporada. A equipe paulista encerrou 2025 com uma campanha inesquecível, garantindo o 4º lugar no Brasileirão Betano e conquistando uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O técnico Rafael Guanaes destacou a importância desse feito, mas deixou claro que o foco agora está totalmente voltado para 2026.

Segundo o treinador, o principal objetivo do clube é manter a espinha dorsal do elenco, base responsável por conduzir o Mirassol às melhores campanhas de sua história. “Essa é a prioridade (manutenção do elenco). Tem jogador que, de repente, teve pouco minuto e, às vezes queremos que ele permaneça, mas ele quer jogar mais. Essa avaliação do elenco é feita constantemente e muitas decisões serão feitas até junto com o próprio jogador.”É fundamental ter uma espinha dorsal e as coisas precisam ser feitas no tempo certo. O tempo é agora. Jogadores que serão assediados, a maioria tem contrato, então vai precisar ter uma negociação. Tudo isso será feito olho no olho. Alguns o contrato se encerra, o que dava para antecipar foi antecipado e vai ser divulgado no momento certo. O que eu sei é que a versão 2026 precisará ser melhor que a 2025.”, afirmou o comandante em entrevista coletiva.

Técnico elogiou o trabalho interno no clube

O técnico também elogiou o trabalho interno do clube e destacou a atuação da diretoria, em especial de Juninho, que tem se destacado na organização e antecipação de cenários. 

“Tenho um pouco de dificuldade de olhar para frente, por mais que a gente tente antecipar alguns cenários. Isso é algo que o Juninho (Antunes, vice-presidente) faz muito bem, de ir pontuando com cautela cada passo”, afirmou Rafael.

Jogadores do Mirassol comemoram após partida contra o Vasco no estadio São Januário pelo Campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Apesar de ser considerado por muitos torcedores o maior técnico da história do Mirassol, Rafael Guanaes evitou rótulos e preferiu valorizar o trabalho coletivo. “Para ser sincero, não seria justo me colocar nesse ponto. É um trabalho de tantas pessoas e não seria justo colocar qualquer rótulo nesse sentido. Não me sinto digno porque sei que foi um trabalho de muitas pessoas. Algumas pessoas que trabalham aqui merecem, sim, o respeito devido.”, destacou o treinador, mostrando humildade ao dividir méritos.

O comandante fez questão de citar alguns dos profissionais que considera essenciais na campanha: membros da comissão técnica, staff de apoio, direção e até líderes do elenco. Rafael reforçou que o ambiente construído ao longo da temporada foi determinante para a conquista da vaga continental.

2026 será um teste de fogo para o Leão Caipira

Com 67 pontos na tabela e uma classificação inédita para a Libertadores, o Mirassol encerra 2025 com confiança e responsabilidade. O clube sabe que 2026 promete ser ainda mais desafiador, mas a manutenção da estrutura e do trabalho que deu certo é vista como o caminho ideal para manter o time competitivo no cenário nacional e internacional.