A força dos reservas de luxo da Seleção Brasileira que decidiram Copas e mudaram a história
Ao longo das Copas do Mundo, jogadores que começaram no banco provaram que a Seleção Brasileira sempre esteve além dos 11 titulares A história da Seleçã...
Ao longo das Copas do Mundo, jogadores que começaram no banco provaram que a Seleção Brasileira sempre esteve além dos 11 titulares
A história da Seleção Brasileira é marcada por não apenas titulares lendários, mas também por reservas de luxo que mudaram jogos e garantiram títulos, mostrando que a profundidade do elenco sempre foi um diferencial competitivo em Copas do Mundo.
Os reservas que mudaram a história da Seleção Brasileira
Na Copa de 2002, Denílson se consolidou como o 12º jogador de Luiz Felipe Scolari, entrando constantemente para desequilibrar defesas adversárias com dribles rápidos e participação decisiva, inclusive na final contra a Alemanha.
Em 1998, Edmundo foi um reserva de peso, capaz de alterar o ritmo das partidas com sua agressividade e técnica, mesmo em um torneio que terminou de forma trágica para o Brasil, com a derrota na decisão para a França.
Também em 2002, Juninho Paulista perdeu a titularidade, mas virou peça-chave no meio-campo, garantindo qualidade técnica e controle de jogo sempre que era acionado ao longo da campanha do penta.
Ainda naquele Mundial, Luizão foi um centroavante reserva fundamental, entrando em momentos decisivos para segurar a bola, proteger a defesa e manter o poder ofensivo da equipe.
Na Copa de 1994, a suspensão de Leonardo abriu espaço para Branco brilhar na lateral-esquerda, provando que o banco da Seleção tinha qualidade para substituir titulares e ainda decidir jogos importantes.
Já em 2018, Tite usou Roberto Firmino como arma tática no segundo tempo, enquanto Kaká, em 2002, saía do banco para dar velocidade e criatividade antes de se tornar o melhor do mundo.
Juninho Paulista durante a final entre Brasil x Alemanha em 2002. (Photo by Stu Forster/Getty Images)Onde assistir a Copa do Mundo de 2026?
O Bolavip Brasil transmite todas as partidas da Seleção Brasileira em busca do hexa ao vivo, trazendo o minuto a minuto dos confrontos pela Copa do Mundo de 2026, que começa no dia 11 de junho.