cover
Tocando Agora:

Alex Santos, brasileiro que defendeu o Japão relembra sensação de enfrentar a o Brasil em 2026: “Foi muito esquisito”

A partida foi disputada no dia 22 de junho de 2006, em Dortmund, e terminou com vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1 O confronto entre Brasil e Japão nes...

Alex Santos, brasileiro que defendeu o Japão relembra sensação de enfrentar a o Brasil em 2026: “Foi muito esquisito”
Alex Santos, brasileiro que defendeu o Japão relembra sensação de enfrentar a o Brasil em 2026: “Foi muito esquisito” (Foto: Reprodução)

A partida foi disputada no dia 22 de junho de 2006, em Dortmund, e terminou com vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1

O confronto entre Brasil e Japão nesta segunda-feira (29), às 14h, em Houston, pelos 16 avos da Copa do Mundo de 2026, carrega não apenas expectativa dentro de campo, mas também histórias curiosas que conectam os dois países ao longo dos anos no futebol.

Um dos episódios mais marcantes dessa relação aconteceu na Copa do Mundo de 2006, quando um brasileiro esteve do outro lado do campo defendendo a seleção japonesa. Trata-se de Alex Santos, lateral-esquerdo que foi titular do Japão no duelo contra o Brasil.

A partida foi disputada no dia 22 de junho de 2006, em Dortmund, e terminou com vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1. Apesar do resultado, o jogo ficou marcado pela presença de um atleta nascido no Brasil enfrentando seu país de origem em um Mundial.

Alex Santos tem longa história com o Japão

A história de Alex Santos com o Japão começou ainda na adolescência, quando se mudou para o país asiático em busca de oportunidades para estudar e jogar futebol. Ele permaneceu no país, se profissionalizou no Shimizu S-Pulse e acabou se naturalizando japonês, disputando as Copas de 2002 e 2006.

Em entrevista à FIFA, o ex-jogador relembrou a sensação de enfrentar o Brasil. “Foi muito esquisito, mas ao mesmo tempo muito prazeroso. Jogadores como Ronaldinho, Ronaldo, gente que via na televisão. Era uma coisa de ver se nosso time era bom mesmo, já que íamos enfrentar os feras”, destacou.

Alex também comentou sobre a estratégia do Japão naquele confronto. Segundo ele, a equipe optou por uma marcação coletiva para tentar neutralizar os craques brasileiros. “Teríamos que correr bastante como equipe para poder anulá-los. Marcávamos muito por zona, nunca no individual, porque sabíamos que poderia em algum lance alguém desequilibrar. Não tinha um lado ‘mais fraco’ para deixar desmarcado.”, explicou.

Ex-jogador revelou torcida para o Japão

Mesmo sendo brasileiro de nascimento, Alex Santos revelou que vai torcer pelo Japão. “Vou torcer sim para o Japão, mas não vou ficar triste se o Brasil ganhar. É uma oportunidade para o Japão crescer. Copa do Mundo é resultado, e só vai entrar em um patamar maior se passar por essas equipes. Brasil, Holanda, Alemanha, Argentina… é a chance”, afirmou. Ao todo, ele disputou 82 partidas pela seleção japonesa e marcou sete gols, atuando como lateral, meia e até volante.

Vai apostar neste jogo? Dá pra usar o @Playbook no X para montar seu bilhete em segundos. Basta marcar o bot embaixo de qualquer publicação com um palpite — em texto ou em print — e ele devolve o link do bilhete pronto para confirmar no app da Betano, bet365 ou Sportingbet.