cover
Tocando Agora:

Após sete jogos, Santos vive pior início de temporada no mandato do presidente Marcelo Teixeira

Números ruins, pressão quente e um recorte que expõe o momento delicado do clube Após um início turbulento de temporada, com derrota no último fim de sem...

Após sete jogos, Santos vive pior início de temporada no mandato do presidente Marcelo Teixeira
Após sete jogos, Santos vive pior início de temporada no mandato do presidente Marcelo Teixeira (Foto: Reprodução)

Números ruins, pressão quente e um recorte que expõe o momento delicado do clube

Após um início turbulento de temporada, com derrota no último fim de semana, o Santos volta a campo nesta quarta-feira (4), às 20h, para enfrentar novamente o rival São Paulo, desta vez na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O Peixe busca vencer seu rival para espantar a crise na Vila Belmiro, já que, nos sete primeiros jogos da temporada, o Alvinegro venceu apenas um, empatou três e perdeu outras três vezes, escancarando o pior início do atual mandato do presidente Marcelo Teixeira, que assumiu em 2024.

Em 2026, o Peixe venceu apenas o Novorizontino-SP (2 a 1) na estreia do Paulista. Após esse triunfo, o Alvinegro acumula três empates, diante de Guarani-SP (1 a 1), Corinthians (1 a 1) e Red Bull Bragantino (0 a 0), todos pelo estadual. Por fim, o Santos soma três derrotas: para Palmeiras (0 a 1) e São Paulo (0 a 2) no Paulistão; e para a Chapecoense (2 a 4), no Brasileirão.

Santos está na zona de rebaixamento do Brasileiro

Com apenas seis pontos conquistados em 21 possíveis, o Alvinegro começa 2026 com apenas 28,57% de aproveitamento, resultados que fizeram o Peixe abrir o Brasileirão na zona de rebaixamento (18º) e apenas na 14ª posição do Paulista.

Já em 2025, o Alvinegro começou a temporada com duas vitórias, diante de Mirassol (2 a 1) e São Paulo (3 a 1); dois empates, com Ponte Preta-SP (1 a 1) e Botafogo-SP (1 a 1); além de três derrotas para Palmeiras (1 a 2), Velo Clube-SP (1 a 2) e São Bernardo-SP (1 a 3). Todos os jogos foram válidos pelo Paulistão.

Santos de Juan Pablo Vojvoda não teve um bom início de temporada Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Nos sete jogos iniciais do ano passado, o Santos somou oito pontos, alcançando apenas 38,10% de aproveitamento. Ao fim da primeira fase do Paulista, o Alvinegro se classificou na primeira posição do Grupo B, com 18 pontos. No mata-mata, eliminou o Red Bull Bragantino nas quartas, mas perdeu para o Corinthians na semifinal.

Em 2024, foram cinco vitórias nos sete primeiros jogos

Por fim, em 2024, o Santos teve um bom início de temporada, com cinco vitórias, diante de Botafogo-SP (1 a 0), Ponte Preta-SP (3 a 1), Água Santa-SP (1 a 0), Guarani-SP (2 a 0) e Corinthians (1 a 0); um empate, com o Mirassol (2 a 2), e uma derrota, para o Palmeiras (1 a 2), nos sete jogos iniciais do Campeonato Paulista.

Nos 21 pontos disputados, o Alvinegro Praiano somou 16, com 76,19% de aproveitamento. O Santos terminou na liderança do Grupo A, com 25 pontos, e passou por Portuguesa-SP e Red Bull Bragantino, até ser derrotado pelo Palmeiras na decisão.