cover
Tocando Agora:

Atlético age rápido após queda de Sampaoli, tenta Jardine e vê lista de 6 técnicos ganhar força

Galo faz contato com comandante do América-MEX, mas esbarra em multa e salário elevados; diretoria mantém foco em treinador brasileiro para 2026 Horas depoi...

Atlético age rápido após queda de Sampaoli, tenta Jardine e vê lista de 6 técnicos ganhar força
Atlético age rápido após queda de Sampaoli, tenta Jardine e vê lista de 6 técnicos ganhar força (Foto: Reprodução)

Galo faz contato com comandante do América-MEX, mas esbarra em multa e salário elevados; diretoria mantém foco em treinador brasileiro para 2026

Horas depois de anunciar a demissão de Jorge Sampaoli, o Atlético se movimentou no mercado e colocou André Jardine, atual treinador do América, do México, no topo da lista de possíveis substitutos.

O Galo fez contato com o staff do treinador, atualmente no América, mas ouviu que não há qualquer possibilidade de saída neste momento. A multa rescisória e os valores salariais foram considerados fora da realidade do Galo, que recuou após a primeira investida, informa o jornalista Jorge Nicola.

Aos 46 anos, Jardine vive o auge da carreira. Há dois anos e meio no futebol mexicano, ele soma seis títulos pelo América e conquistou o tricampeonato nacional. Recentemente, liderou uma reformulação importante no elenco, especialmente com a chegada de reforços — entre eles os brasileiros Raphael Veiga, Lima e Dourado.

Brasileiro é prioridade

A ideia dos acionistas da SAF atleticana é apostar em um técnico brasileiro para substituir Sampaoli e dar mais estabilidade ao ambiente político e esportivo. O argentino deixou o comando após desgaste interno, marcado por divergências em relação ao perfil de contratações.

Ele defendia reforços de custo elevado e, segundo relatos, vinha ignorando jogadores contratados sem seu aval, como Cassierra e Alan Minda. Com a negativa de Jardine, outros nomes passaram a circular com mais força nos bastidores.

Jorge Sampaoli foi demitido do comando do Atlético na última quinta-feira (12) – Foto: Gilson Lobo/AGIF

Os 6 técnicos em evidência no Galo

André Jardine (América-MEX): Primeira tentativa da diretoria, mas considerada improvável neste momento pelo alto custo da operação. Fernando Seabra (Coritiba): Atualmente no Coritiba, tem multa estimada em R$ 5 milhões. Um dirigente do Coxa afirmou que não houve contato oficial. Jovem e com perfil formador, treinador agrada pelo modelo de jogo. Rafael Guanaes (Mirassol): Com trabalho consistente no Mirassol, é visto como técnico em ascensão e com proposta moderna de jogo.
(Foto: Reprodução)
Rafael Guanaes vem fazendo ótimo trabalho no Mirassol e levaram equipe do interior de SP à Libertadores – Foto: IMAGO / Fotoarena Renato Gaúcho: Livre no mercado, Renato é o nome mais experiente entre os brasileiros desempregados. Seu staff, porém, garante que não houve procura até agora. Artur Jorge (Al Rayyan): O português, atualmente no Al Rayyan, também foi debatido internamente. A multa rescisória, na casa dos US$ 6 milhões, é um entrave relevante. Vasco Botelho (Moreirense): Outro estrangeiro lembrado foi Vasco Botelho, do Moreirense, mas o foco principal segue sendo um nome nacional.

Pressa por definição na Cidade do Galo

A diretoria atleticana trabalha para definir o novo comandante o quanto antes, evitando que a troca no comando técnico impacte o início da temporada. Internamente, há entendimento de que o próximo treinador precisa alinhar discurso, orçamento e planejamento esportivo — algo que pesou na saída de Sampaoli.

Após a tentativa frustrada por Jardine, o Galo recalibra a rota. A decisão agora passa por equilibrar ambição e realidade financeira para escolher quem assumirá a missão de reorganizar o time em 2026.