cover
Tocando Agora:

Botafogo negocia saída de Rafael Lobato com clube português interessado no jovem atacante

Jovem atacante de 19 anos chama atenção do Rio Ave e pode ser negociado pela SAF alvinegra nos próximos dias Rafael Lobato foi um dos destaques do Botafogo ...

Botafogo negocia saída de Rafael Lobato com clube português interessado no jovem atacante
Botafogo negocia saída de Rafael Lobato com clube português interessado no jovem atacante (Foto: Reprodução)

Jovem atacante de 19 anos chama atenção do Rio Ave e pode ser negociado pela SAF alvinegra nos próximos dias

Rafael Lobato foi um dos destaques do Botafogo no Campeonato Carioca deste ano

Cria das categorias de base do Botafogo, o atacante Rafael Lobato, de 19 anos, pode estar de malas prontas para a Europa. O jovem entrou na mira do Rio Ave, de Portugal, e as conversas avançaram nos últimos dias. Ainda sem renovar com o Glorioso, o destino do jogador segue indefinido.

A SAF alvinegra estuda o melhor formato para viabilizar a negociação. Do lado português, a SAD do Rio Ave é comandada por Evangelos Marinakis, que mantém boa relação com John Textor, proprietário da SAF do Botafogo. A troca de ideias entre os dirigentes visa fortalecer projetos com jovens talentos.

Na atual temporada, Rafael Lobato soma 10 jogos pelo time principal do Botafogo: nove pelo Campeonato Carioca e um pela Supercopa Rei. Já no Brasileirão Sub-20, ele se destacou com sete gols em 11 partidas disputadas.

Atacante deixou de treinar com o Sub-20 nos últimos dias

Nos bastidores, o jogador já tem sido ausência no cotidiano do sub-20 alvinegro. Ele não atuou nas partidas mais recentes e não vem treinando com o grupo comandado por Rodrigo Bellão, o que reforça a possibilidade de saída.

Lobato começou 2025 como uma aposta do clube para o Estadual. Subiu para o elenco principal e se destacou como peça coringa, atuando em várias posições: lateral, meia e atacante. No entanto, perdeu espaço e voltou ao Sub-20, quando voltou a se destacar.

A trajetória do jovem, no entanto, não foi livre de obstáculos. Rafael enfrentou preconceito e dificuldades que o marcaram desde a base.

Rafael desabafa sobre preconceito vivido na infância

“Já enfrentei preconceitos sociais e raciais. Ignoraram a mim e minha mãe por sermos de comunidade. Já fizeram gozação até com a minha chuteira”, revelou.

“Isso dói muito, mas também dá uma força enorme para buscar os objetivos”, completou. Agora, Lobato pode dar um novo passo na carreira rumo ao futebol europeu.