Botafogo negocia saída de Rafael Lobato com clube português interessado no jovem atacante
Jovem atacante de 19 anos chama atenção do Rio Ave e pode ser negociado pela SAF alvinegra nos próximos dias Rafael Lobato foi um dos destaques do Botafogo ...

Jovem atacante de 19 anos chama atenção do Rio Ave e pode ser negociado pela SAF alvinegra nos próximos dias
Rafael Lobato foi um dos destaques do Botafogo no Campeonato Carioca deste ano
Cria das categorias de base do Botafogo, o atacante Rafael Lobato, de 19 anos, pode estar de malas prontas para a Europa. O jovem entrou na mira do Rio Ave, de Portugal, e as conversas avançaram nos últimos dias. Ainda sem renovar com o Glorioso, o destino do jogador segue indefinido.
A SAF alvinegra estuda o melhor formato para viabilizar a negociação. Do lado português, a SAD do Rio Ave é comandada por Evangelos Marinakis, que mantém boa relação com John Textor, proprietário da SAF do Botafogo. A troca de ideias entre os dirigentes visa fortalecer projetos com jovens talentos.
Na atual temporada, Rafael Lobato soma 10 jogos pelo time principal do Botafogo: nove pelo Campeonato Carioca e um pela Supercopa Rei. Já no Brasileirão Sub-20, ele se destacou com sete gols em 11 partidas disputadas.
Atacante deixou de treinar com o Sub-20 nos últimos dias
Nos bastidores, o jogador já tem sido ausência no cotidiano do sub-20 alvinegro. Ele não atuou nas partidas mais recentes e não vem treinando com o grupo comandado por Rodrigo Bellão, o que reforça a possibilidade de saída.
Lobato começou 2025 como uma aposta do clube para o Estadual. Subiu para o elenco principal e se destacou como peça coringa, atuando em várias posições: lateral, meia e atacante. No entanto, perdeu espaço e voltou ao Sub-20, quando voltou a se destacar.
A trajetória do jovem, no entanto, não foi livre de obstáculos. Rafael enfrentou preconceito e dificuldades que o marcaram desde a base.
Rafael desabafa sobre preconceito vivido na infância
“Já enfrentei preconceitos sociais e raciais. Ignoraram a mim e minha mãe por sermos de comunidade. Já fizeram gozação até com a minha chuteira”, revelou.
“Isso dói muito, mas também dá uma força enorme para buscar os objetivos”, completou. Agora, Lobato pode dar um novo passo na carreira rumo ao futebol europeu.