cover
Tocando Agora:

Com possíveis saídas no elenco, Vasco da Gama abre espaço para chegada de jogadores estrangeiros em 2026

Reformulação do elenco passa pela redução de estrangeiros e mira o mercado sul-americano Após um 2025 marcado por oscilações em campo, o Vasco fechou a ...

Com possíveis saídas no elenco, Vasco da Gama abre espaço para chegada de jogadores estrangeiros em 2026
Com possíveis saídas no elenco, Vasco da Gama abre espaço para chegada de jogadores estrangeiros em 2026 (Foto: Reprodução)

Reformulação do elenco passa pela redução de estrangeiros e mira o mercado sul-americano

Após um 2025 marcado por oscilações em campo, o Vasco fechou a temporada com o vice-campeonato da Copa do Brasil. Além disso, o Cruzmaltino alcançou as semifinais do Campeonato Carioca, foi eliminado nos play-offs da Copa Sul-Americana e concluiu o Campeonato Brasileiro na 14ª posição.

Em 2026, o clube de São Januário voltará a disputar as mesmas competições da temporada anterior. A estreia oficial está agendada para o dia 14 de janeiro (quarta-feira), contra o Maricá, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. O primeiro clássico do ano será diante do Flamengo, no dia 21.

Para a próxima temporada, o elenco do Gigante da Colina, atento ao mercado sul-americano, iniciou um processo de reformulação, abrindo espaço com a saída de jogadores estrangeiros que não fazem parte dos planos para 2026.

Vasco fecha 2025 no limite de atletas estrangeiros

De acordo com o regulamento da CBF, cada equipe pode relacionar até nove estrangeiros por partida. O elenco vascaíno encerrou o ano dentro desse limite, com oito atletas de fora do país, mas o retorno do argentino Sforza, que estava emprestado ao Juventude, faria o número chegar ao máximo permitido.

O primeiro estrangeiro a deixar o clube foi o chileno Jean David, deixando o Vasco no limite no fim de 2025, com nove estrangeiros no elenco: os argentinos Sforza, Vegetti e Garré; os uruguaios Puma Rodríguez e Maurício Lemos; o português Nuno Moreira; o suíço Maxime; além dos colombianos Andrés Gómez e Carlos Cuesta.

Benjamin Garré não conseguiu se destacar com a camisa do Vasco Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Ao menos quatro deles podem deixar o clube. Sforza não retornou do empréstimo valorizado e tende a ser negociado, assim como Garré, que teve poucas oportunidades. Maurício Lemos também perdeu espaço no sistema defensivo e não deve permanecer. Já Maxime tem situação indefinida, após passagem por empréstimo pelo Toronto FC (Canadá), onde atuou em 25 partidas.

Vasco tem interesse no meia John Rojas, do Monterrey

Novas contratações estão no radar. O diretor de futebol do Vasco, Admar Lopes, monitora jogadores do continente espalhados pelo mundo. A busca é por atletas jovens, com potencial de crescimento, mas que estejam disponíveis para negociação, como foi o caso de Andrés Gómez, um dos destaques da equipe na temporada.

Recentemente, o Vasco apresentou uma proposta por Johan Rojas, meia colombiano que pertence ao Monterrey (México). Enquanto tenta avançar nas tratativas por Rojas e outros possíveis reforços estrangeiros, o clube segue trabalhando no ajuste e na qualificação do elenco.