cover
Tocando Agora:

Como seria o pior e o melhor caminho do Brasil na Copa 2026? Simulação e possíveis adversários

42 seleções já estão garantidas na Copa do Mundo e Brasil simula possíveis caminhos Seleção Brasileira pode ter caminho complicado na Copa do Mundo de 2...

Como seria o pior e o melhor caminho do Brasil na Copa 2026? Simulação e possíveis adversários
Como seria o pior e o melhor caminho do Brasil na Copa 2026? Simulação e possíveis adversários (Foto: Reprodução)

42 seleções já estão garantidas na Copa do Mundo e Brasil simula possíveis caminhos

Seleção Brasileira pode ter caminho complicado na Copa do Mundo de 2026

Após a realização do inédito Mundial de Clubes de 2025, o mundo do futebol já está se preparando para mais uma Copa do Mundo de Seleções no ano que vem. A edição de 2026 será a primeira a contar com 48 países.

Justamente com a intenção de promover a participação de mais nações, a FIFA decidiu ampliar o número de participantes. Ao longo da última semana, aliás, foram conhecidas as 42 seleções que já garantiram presença.

Na noite de terça-feira (18), Curaçao, Panamá e Haiti foram as últimas equipes a carimbar o passaporte. Agora, restam seis vagas que serão conhecidas através da repescagem, quatro europeias e duas entre os outros continentes.

Vale lembrar que a Itália, por exemplo, vai disputar a repescagem e pode ser um eventual adversário da Seleção Brasileira na fase de grupos. Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Suécia, Turquia e Ucrânia são outras seleções mais tradicionais que tentarão a vaga nos playoffs.

Quais são os possíveis caminhos do Brasil e como funciona o sorteio?

É bacana deixar claro que, assim como os três países sede (EUA, Canadá e México), o Brasil é um dos cabeças-de-chave da competição. Desse modo, não poderá enfrentá-los na primeira fase, assim como Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha, que também estão no pote 1.

Carlo Ancelotti será o treinador na Copa de 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Além disso, vale destacar que seleções do mesmo continente não podem se enfrentar na fase inicial, com exceção dos europeus (máximo de dois por grupo). Por exemplo, Uruguai, Colômbia e Equador, que estão no pote 2, não podem cair no grupo do Brasil ou da Argentina. Confira os potes detalhadamente aqui no Bolavip Brasil.

Em resumo, o Brasil pode cair em um “grupo da morte” com ‘Marrocos, Noruega e Itália’ (ou outro europeu da repescagem). Outras simulações complicadas seriam: cair na chave com ‘Croácia, Escócia e Gana’ ou ‘Senegal, Tunísia e Turquia‘ (ou outro europeu da repescagem).

Por outro lado, também é possível visualizar alguns caminhos mais “tranquilos” para os comandados de Carlo Ancelotti, como um eventual grupo com ‘Coreia do Sul, Uzbequistão e Haiti’, ou ‘Austrália, Catar e Curaçao’.

Quando será realizado o sorteio oficial?

Por fim, com os cenários mais complicados expostos acima, vale frisar que o sorteio oficial do torneio da FIFA acontecerá dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, às 13h, horário de Brasília.