cover
Tocando Agora:

Conmebol não quer atender pedido da CBF e vagas na Libertadores não devem ser alteradas

CBF propôs reduzir duas vagas na pré-Libertadores para ganhar uma direta na fase de grupos Resistência da Conmebol à proposta da CBF A CBF apresentou a ...

Conmebol não quer atender pedido da CBF e vagas na Libertadores não devem ser alteradas
Conmebol não quer atender pedido da CBF e vagas na Libertadores não devem ser alteradas (Foto: Reprodução)

CBF propôs reduzir duas vagas na pré-Libertadores para ganhar uma direta na fase de grupos

Resistência da Conmebol à proposta da CBF

A CBF apresentou a ideia de transformar as duas vagas brasileiras na pré-Libertadores em uma vaga direta na fase de grupos do torneio. A proposta, no entanto, encontra forte resistência na Conmebol.

Há preocupação de que a mudança desagrade as outras nove associações sul-americanas e comprometa o formato atual da competição. A entidade também avalia que a alteração poderia gerar precedentes complicados, abrindo caminho para novas demandas semelhantes de outros países.

CBF justifica impacto no calendário

A CBF defende a troca de vagas como parte de um esforço para reorganizar o calendário do futebol brasileiro. A confederação pretende reduzir de 16 para 11 as datas dos estaduais e fazer ajustes na Copa do Brasil, incluindo a possibilidade de mais fases em jogos únicos.

Atualmente, os clubes brasileiros classificados para a segunda fase da Libertadores, geralmente o quinto e sexto colocados do Brasileirão, disputam a pré-Libertadores entre fevereiro e março. A eliminação dessa etapa daria mais folga no início da temporada, permitindo melhor preparação para as competições internacionais.

Presidente da CBF e da Conmebol. Foto: Marcelo Endelli/Buda Mendes/Getty Images

Neste ano, Corinthians e Bahia chegaram à terceira fase, com os baianos avançando à fase de grupos. A mudança no calendário facilitaria a logística dos clubes e reduziria conflitos com os estaduais, como ocorreu com a Federação Paulista para encaixar os jogos do Corinthians na Libertadores.

CBF insiste com Conmebol

Apesar da resistência da Conmebol, a CBF segue defendendo a proposta. Na sexta-feira, uma delegação liderada pelo presidente Samir Xaud viajará ao Paraguai para tratar da troca de vagas na sede da entidade. A reunião terá como foco a viabilidade da proposta e possíveis ajustes no calendário de 2026.

O novo calendário nacional prevê, além da redução dos estaduais, a ampliação da Série D, permitindo mais clubes menores participarem. A Copa do Brasil também poderá sofrer alterações, com mais fases disputadas em partidas únicas.