cover
Tocando Agora:

Corinthians sofre só três gols e iguala defesa histórica no título da Copa do Brasil de 2025

Números colocam campanha de 2025 entre as mais sólidas da história alvinegra O Corinthians conquistou o título da Copa Betano do Brasil de 2025. Jogando no...

Corinthians sofre só três gols e iguala defesa histórica no título da Copa do Brasil de 2025
Corinthians sofre só três gols e iguala defesa histórica no título da Copa do Brasil de 2025 (Foto: Reprodução)

Números colocam campanha de 2025 entre as mais sólidas da história alvinegra

O Corinthians conquistou o título da Copa Betano do Brasil de 2025. Jogando no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Timão venceu o Vasco por 2 a 1, no último domingo (21). Yuri Alberto e Memphis Depay balançaram as redes para o clube paulista, enquanto Nuno Moreira marcou para os cariocas.

Para conquistar a Copa Betano do Brasil pela quarta vez em sua história (1995, 2002, 2009 e 2025), o Timão superou Novorizontino-SP (3ª fase), Palmeiras (oitavas de final), Athletico Paranaense (quartas de final), Cruzeiro (semifinal) e Vasco (final) para confirmar o tetracampeonato.

Durante a campanha histórica, o Alvinegro de Dorival Júnior, em dez jogos, foi campeão com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 12 gols marcados (1,2 por jogo) e apenas três sofridos (0,3 por partida), igualando a melhor defesa no ano em que terminou no topo da competição. O aproveitamento foi de 83,33% dos pontos.

Timão também sofreu três gols no título de 1995

A trajetória do Timão só ficou atrás justamente de seu primeiro título da Copa Betano do Brasil, em 1995, no qual foi campeão invicto, com oito vitórias e dois empates em dez partidas, 21 gols marcados (2,1 por partida) e apenas três sofridos (0,3 por duelo), com aproveitamento de 86,67%.

Curiosamente, os únicos gols sofridos pelo Corinthians foram nas três últimas partidas: dois deles diante do Cruzeiro, na volta da semifinal (única derrota), e um contra o Vasco, na vitória por 2 a 1 no Maracanã. Além disso, todos os gols foram marcados por estrangeiros, já que o equatoriano Keny Arroyo, do Cruzeiro, e o português Nuno Moreira anotaram os tentos.

Gustavo Henrique brilhou na defesa corintiana em 2025 Foto: Joisel Amaral/AGIF

No título conquistado em 1995, o Timão sofreu um gol do Operário-MT logo no primeiro jogo da campanha (empate em 1 a 1), com Ado marcando para os mato-grossenses. O segundo gol foi marcado pelo Paraná-PR, por Edinho Baiano, nas quartas de final, além do tento anotado por Luís Carlos Goiano, do Grêmio, na decisão, em que o Alvinegro venceu por 3 a 1 no agregado.

Em 2009, Corinthians teve cinco vitórias em dez jogos

Em 2002, ano em que o Corinthians conquistou sua segunda Copa Betano do Brasil, o Alvinegro foi campeão com sete vitórias, dois empates e duas derrotas em 11 partidas, com 24 gols anotados (2,18 por jogo), mas sofreu 13 (1,18 por duelo), alcançando 69,70% de aproveitamento.

Por fim, em 2009, ano do tricampeonato da Copa Betano do Brasil, foi registrada a pior campanha em um título, com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota, somando apenas 63,33% dos pontos. No geral, o Timão marcou 16 gols (1,6 por jogo) e sofreu oito tentos (0,8 por partida).