cover
Tocando Agora:

Cristiano Ronaldo não ficará fora da Copa do Mundo de 2026 e está livre de suspensão após expulsão contra a Irlanda

Apesar disso, a Fifa deixou claro que, se Cristiano Ronaldo cometer outra infração semelhante em 2026, ele cumprirá os dois jogos de suspensão restantes ime...

Cristiano Ronaldo não ficará fora da Copa do Mundo de 2026 e está livre de suspensão após expulsão contra a Irlanda
Cristiano Ronaldo não ficará fora da Copa do Mundo de 2026 e está livre de suspensão após expulsão contra a Irlanda (Foto: Reprodução)

Apesar disso, a Fifa deixou claro que, se Cristiano Ronaldo cometer outra infração semelhante em 2026, ele cumprirá os dois jogos de suspensão restantes imediatamente

Expulsão de Cristiano Ronaldo

A expulsão de Cristiano Ronaldo contra a Irlanda poderia ter colocado o atacante em apuros antes da Copa do Mundo de 2026. Depois do jogo, o craque deixou a concentração de Portugal, mas chegou a correr o risco de perder os primeiros compromissos do Mundial devido ao cartão vermelho que recebeu.

O vermelho veio após revisão do VAR, quando o árbitro identificou que Cristiano desferiu uma cotovelada em Dara O’Shea, mesmo com a bola longe da jogada. Por se tratar de uma agressão, havia possibilidade de o jogador ser suspenso por mais de duas partidas, o que poderia impactar a estreia de Portugal na competição.

Fifa não suspende CR7

A Fifa informou nesta terça-feira, 25, que Cristiano Ronaldo está liberado para a primeira partida de Portugal na Copa do Mundo de 2026. O atacante cumprirá apenas um jogo de suspensão pelo cartão vermelho recebido contra a Irlanda, nas Eliminatórias.

A entidade detalhou que a punição seria de três partidas, mas duas delas ficam suspensas, ou seja, só serão aplicadas se o craque cometer nova infração semelhante em 2026. Assim, ele não terá restrições para a estreia no Mundial no próximo ano.

Cristiano Ronaldo recebe cartão contra a Irlanda. Foto: Charles McQuillan/Getty Images

Como já havia cumprido a suspensão automática contra a Armênia, o camisa 7 está totalmente liberado para entrar em campo pelo seu país. Cristiano Ronaldo poderá ser escalado normalmente e reforçar a seleção portuguesa no início da competição.

Nota da Fifa

A expectativa era de que Cristiano Ronaldo pudesse cumprir até três jogos de suspensão após a expulsão, o que prejudicaria sua presença nos dois primeiros compromissos de Portugal na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, que acontece nos EUA, México e Canadá.

“Caso Cristiano Ronaldo cometa outra infração de natureza e gravidade semelhantes durante o período, os dois jogos restantes estabelecidos deverão ser cumpridos imediatamente”, diz o texto da nota da Fifa, divulgado nessa última terça (25).