cover
Tocando Agora:

Cruzeiro tem 50% de aproveitamento nas últimas 10 estreias no Campeonato Brasileiro

Histórico recente mostra equilíbrio entre vitórias e tropeços na rodada inaugural Após perder de virada o clássico mineiro no estadual, o Cruzeiro volta ...

Cruzeiro tem 50% de aproveitamento nas últimas 10 estreias no Campeonato Brasileiro
Cruzeiro tem 50% de aproveitamento nas últimas 10 estreias no Campeonato Brasileiro (Foto: Reprodução)

Histórico recente mostra equilíbrio entre vitórias e tropeços na rodada inaugural

Após perder de virada o clássico mineiro no estadual, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (29), às 21h30, para enfrentar o Botafogo, no Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

O Cabuloso começou o ano de forma irregular, com duas vitórias e três derrotas, e terá na estreia da competição nacional a chance de dar tranquilidade à equipe. E as últimas estreias da Raposa no Brasileirão foram equilibradas. Nas últimas dez temporadas em que o Cruzeiro esteve na elite do futebol nacional, foram cinco vitórias e cinco derrotas.

Nos anos em que a equipe acabou conquistando o título, houve triunfos na rodada inaugural, assim como na temporada passada, quando fez uma grande campanha e terminou na terceira colocação após vitória em seus domínios.

Cruzeiro estreou com vitória diante do Mirassol em 2025

Nas suas últimas vitórias em estreias, apenas uma delas foi fora de casa, como será o jogo desta quinta-feira (29). No Brasileirão de 2014, quando foi campeão brasileiro pela última vez, o Cabuloso derrotou o Bahia pelo placar de 2 a 1 (gols de Nilton e Marcelo Moreno), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Em relação aos outros quatro triunfos, foram todos em Belo Horizonte: 5 a 0 no Goiás, com gols de Diego Souza, Bruno Rodrigo, Nilton (duas vezes) e Borges (2013); 1 a 0 no São Paulo, gol de Ramón Ábila (2017); 3 a 2 no Botafogo, com gols de Lucas Silva, Rafa Silva e Rafael Elias (2024); e 2 a 1 no Mirassol, gols de Dudu e Gabigol (2025).

Emprestado ao Santos, Gabigol brilhou na estreia da Raposa no Brasileiro de 2025 Foto: Fernando Moreno/AGIF

Em relação às derrotas, três delas foram disputadas como visitante. Em 2016, o Cabuloso perdeu por 1 a 0 para o Coritiba, em Curitiba; em 2019 (ano do rebaixamento), foi derrotado por 3 a 1 para o Flamengo (gol de Pedro Rocha), no Rio de Janeiro; e em 2023, perdeu por 2 a 1 para o Corinthians (gol de Lucas Oliveira), em São Paulo.

Cruzeiro é o vice-líder de seu grupo no Mineiro

Por fim, duas dessas derrotas foram como mandante. Em 2015, a Raposa perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, em Cuiabá-MT. Por fim, na estreia do Brasileirão de 2018, o Cruzeiro perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, no Mineirão.

Enquanto busca estrear bem no Brasileiro, o Cruzeiro está na segunda posição do Grupo C do Campeonato Mineiro, com seis pontos em cinco jogos. A distância para o líder North-MG (oito) é de apenas dois pontos.