Danilo de volta? Palmeiras quer retorno de ‘camisa 5’ e estuda oferta para abrir negociação com o Botafogo
Verdão trata cria da base como prioridade para substituir Aníbal Moreno e busca fórmula ideal para convencer o clube carioca a negociar um de seus principais...
Verdão trata cria da base como prioridade para substituir Aníbal Moreno e busca fórmula ideal para convencer o clube carioca a negociar um de seus principais jogadores
O Palmeiras definiu seu principal alvo para reforçar o meio-campo: Danilo. Após a saída de Aníbal Moreno, a diretoria alviverde quer o retorno do volante formado na Academia e já avalia a melhor estratégia para iniciar uma negociação com o Botafogo, atual clube do jogador.
Ainda não há proposta oficial na mesa, informa o Globo Esporte, mas o nome de Danilo é tratado internamente como prioridade absoluta para a função de primeiro volante. O Verdão sabe, porém, que a tratativa será complexa. O Botafogo promete fazer jogo duro, já que o camisa 8 é peça importante do elenco e foi a contratação mais cara da história do clube carioca.
O Palmeiras já havia feito sondagens por Danilo no começo do ano. Além do clube paulista, Zenit, da Rússia, e uma equipe da Turquia também demonstraram interesse na situação do jogador.
Danilo: contratação mais cara da história do Botafogo
Em julho do ano passado, o Botafogo acertou a contratação de Danilo por 22 milhões de euros (aproximadamente R$ 142 milhões), tornando-o seu reforço mais caro. A passagem pelo clube carioca, no entanto, também teve momentos de instabilidade fora de campo.
No início deste ano, o volante ficou próximo de deixar o Botafogo por pendências trabalhistas. Havia três meses de direitos de imagem em atraso e valores de FGTS não depositados. Diante do risco de saída, o clube quitou parte da dívida e conseguiu manter o atleta.
Em 2025, Danilo se tornou a contratação mais cara da história do Botafogo – Foto: Jorge Rodrigues/AGIFPouco depois, Danilo quase retornou ao Nottingham Forest em uma negociação conduzida por John Textor por 19 milhões de euros. O Botafogo, inclusive, ainda tem parcelas a pagar pela compra do jogador. A transferência, porém, não avançou após a Justiça do Rio de Janeiro suspender atos relacionados à venda e negociação de ativos da SAF.
História de Danilo pelo Palmeiras e como sua saída influenciou no time
Danilo defendeu o Palmeiras entre 2020 e 2022, período em que disputou 141 partidas, marcou 12 gols e conquistou títulos de peso, incluindo duas Libertadores. Em janeiro de 2023, foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 20 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões).
Desde sua saída, Abel Ferreira ainda não conseguiu encontrar uma formação que reproduzisse o mesmo equilíbrio no meio-campo. Passaram pela função nomes como Aníbal Moreno e o uruguaio Emiliano Martínez, sem plena consolidação. Em 2023, Zé Rafael chegou a ser recuado para suprir a lacuna.