Davide Ancelotti é o técnico com segundo pior aproveitamento no Nilton Santos na era SAF do Botafogo
Italiano vê desempenho abaixo dos demais técnicos e precisa melhorar como mandante para garantir o Fogão na próxima Libertadores Botafogo recebe o rival Va...
							Italiano vê desempenho abaixo dos demais técnicos e precisa melhorar como mandante para garantir o Fogão na próxima Libertadores
Botafogo recebe o rival Vasco no Nílton Santos
Após o tropeço diante do Mirassol, no interior de São Paulo, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (5), às 19h30, para enfrentar o rival Vasco, no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileirão Betano.
O Glorioso aparece na sexta posição do Brasileirão Betano, com 48 pontos, quatro à frente do São Paulo (44), primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores. Já a distância para o Bahia (52), atual quinto colocado, também é de quatro pontos.
Para garantir mais uma vaga na Copa Libertadores, o Glorioso tem a seu favor o Estádio Nilton Santos nesta reta final de competição, já que, além do Clássico da Amizade, o Fogão fará mais três (dos seis jogos restantes) diante de sua torcida: contra Sport, Grêmio e Fortaleza.
Ancelotti venceu apenas cinco jogos na casa botafoguense
Para o técnico italiano Davide Ancelotti, essa sequência representa uma oportunidade de superar um incômodo obstáculo e elevar o desempenho da equipe como mandante nas últimas rodadas da temporada.
O rendimento do treinador italiano no Nilton Santos é o segundo mais baixo entre os técnicos que comandaram o Botafogo desde o início da era SAF, iniciada em março de 2022, sob o comando de Luís Castro. Com apenas 51,2% de aproveitamento em 13 jogos, Davide supera apenas Lúcio Flávio, que acumulou um empate e três derrotas no estádio entre outubro e novembro de 2023.
Renato Paiva, antecessor de Davide, é quem detém o melhor desempenho como mandante, com expressivos 92,5% de aproveitamento. Sob seu comando, o Botafogo venceu oito dos nove jogos disputados em casa e empatou o outro. Logo atrás aparece Artur Jorge, com cerca de 74% de aproveitamento em 26 partidas realizadas no Nilton Santos.
Portugueses lideram o aproveitamento no estádio
Após Renato Paiva e Artur Jorge, o terceiro melhor aproveitamento na casa botafoguense também pertence a um português: Bruno Lage, com 62,5% de aproveitamento em oito jogos. Por fim, aparecem na sequência os portugueses Luís Castro (59,8% em 39 jogos) e Tiago Nunes (54,1% em oito jogos).
Em 13 jogos disputados no Nilton Santos, o Botafogo de Ancelotti derrotou Red Bull Bragantino (duas vezes), LDU Quito (Equador), Atlético Mineiro e Bahia; empatou com Vitória, Corinthians, Vasco, Mirassol e Santos; e perdeu para Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo.