cover
Tocando Agora:

Demora de Filipe Luís para mexer pesa, e empate do Flamengo pode ter custado o Brasileiro

Expulsão de Gonzalo Plata e lentidão nas substituições comprometeram o rendimento rubro-negro na etapa final; resultado pode custar liderança na disputa ac...

Demora de Filipe Luís para mexer pesa, e empate do Flamengo pode ter custado o Brasileiro
Demora de Filipe Luís para mexer pesa, e empate do Flamengo pode ter custado o Brasileiro (Foto: Reprodução)

Expulsão de Gonzalo Plata e lentidão nas substituições comprometeram o rendimento rubro-negro na etapa final; resultado pode custar liderança na disputa acirrada com o Palmeiras

Empate amargo do Flamengo diante do São Paulo

No empate por 2 a 2 diante do São Paulo, nesta quarta-feira (5), o Flamengo não só desperdiçou a chance de reassumir a liderança do Brasileirão Betano, como também viu crescer um debate interno: a demora de Filipe Luís para realizar substituições em momentos decisivos.

O Rubro-Negro fez um primeiro tempo competitivo, encontrou espaços pelo lado direito com Arrascaeta e Samuel Lino e, apesar de sofrer um gol cedo com Luciano, conseguiu reagir e construir jogadas de impacto.

O camisa 10, inclusive, deu assistência para o gol do atacante ex-Atlético de Madrid. Ainda assim, o ritmo caiu drasticamente na etapa final – e aí a leitura de jogo do ainda jovem treinador do Flamengo pesou.

Filipe Luís não mexeu e Plata acabou expulso, comprometendo o CRF

A expulsão de Gonzalo Plata, aos 21 minutos do segundo tempo, foi o ponto de ruptura. Escalado novamente como ‘falso 9’ na ausência de Pedro, o equatoriano fez mais uma partida irregular, longe de sua função natural de construção e geração de desequilíbrios.

Após uma entrada dura em Arboleda, o Flamengo se viu com um a menos. E foi justamente nesse contexto que a crítica recai sobre Filipe Luís. A primeira substituição só veio dois minutos depois do cartão vermelho, quando o desgaste físico e o controle territorial já pendiam para o São Paulo.

Expulsão de Gonzalo Plata aos 21 minutos do 2º tempo complicou demais a vida do Flamengo – Foto: Jota Erre/AGIF

O treinador optou por manter a estrutura por mais tempo do que o recomendável, deixando o time com menor poder de proteção ao setor central. A consequência veio aos 34 minutos, com o gol de Ferreira, que aproveitou as brechas deixadas na recomposição rubro-negra.

Demora tardia é decisiva para Flamengo e pode dar larga vantagem a rival

A leitura tardia de Filipe custou intensidade, controle e, por fim, dois pontos que podem fazer falta na briga pelo título. Com o resultado, o Flamengo permanece vice-líder e deixa o Palmeiras com a chance de abrir três pontos de vantagem caso vença o Santos no Allianz Parque nesta quinta (6).

Além disso, o Alviverde pode ampliar sua margem de vitórias na tabela, fator decisivo em caso de igualdade de pontos nas rodadas finais – o que pode deixar o Flamengo duas rodadas atrás. O erro de Filipe Luís pode ter definido o Brasileirão Betano.