cover
Tocando Agora:

Desempenho do Flamengo após vices da Supercopa do Brasil varia entre títulos e temporada sem conquistas

Rubro-Negro possui glórias continentais e um ano de frustrações logo em sequência Depois da derrota na Supercopa do Brasil, no Mané Garrincha, em Brasíli...

Desempenho do Flamengo após vices da Supercopa do Brasil varia entre títulos e temporada sem conquistas
Desempenho do Flamengo após vices da Supercopa do Brasil varia entre títulos e temporada sem conquistas (Foto: Reprodução)

Rubro-Negro possui glórias continentais e um ano de frustrações logo em sequência

Depois da derrota na Supercopa do Brasil, no Mané Garrincha, em Brasília, o Flamengo retorna aos gramados nesta quarta-feira (4), às 19h, para encarar o Internacional, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2026.

O revés para o Corinthians foi a quarta vez em que o Rubro-Negro terminou com o vice-campeonato da Supercopa do Brasil, repetindo as derrotas de 1991 (para o próprio Corinthians), 2022 (Atlético Mineiro) e 2023 (Palmeiras). E o desempenho do Mais Querido após perder a Supercopa oscilou de um ano para outro.

Em 1991, o Flamengo terminou a temporada com 63,27% de aproveitamento, após 32 vitórias, 16 empates e 11 derrotas em 59 jogos, encerrando aquele ano com o título do Campeonato Carioca, ao derrotar o Fluminense na decisão.

Flamengo venceu dois títulos importantes em 2022…

Nas outras competições, o Rubro-Negro terminou o Brasileirão na nona posição (não se classificando para as semifinais), foi eliminado nas quartas de final da Supercopa Libertadores (para o River Plate, da Argentina) e caiu nas quartas de final da Copa Libertadores diante do Boca Juniors, também da Argentina.

Na temporada de 2022, o Flamengo atuou 77 vezes, conquistando 46 vitórias, 16 empates e apenas 15 derrotas, com 66,66% de aproveitamento. Naquele ano, o Mais Querido foi campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, diante de Corinthians e Athletico Paranaense, respectivamente.

Flamengo teve um 2023 com vices e desempenhos frustrantes (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

Nas outras competições, o Rubro-Negro foi vice-campeão carioca, ao ser derrotado pelo Fluminense na final, e ficou apenas na quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos, 19 a menos que o campeão Palmeiras (81).

… mas viveu ano decepcionante em 2023

Por fim, em 2023, o Mais Querido conquistou 41 vitórias, 15 empates e 20 derrotas em 76 partidas, com 60,52% dos pontos disputados. Além do pior aproveitamento em ano de vice na Supercopa, foi o único ano em que o Rubro-Negro terminou sem títulos.

Além da Supercopa, o Flamengo foi vice-campeão do Campeonato Carioca, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, diante de Fluminense, São Paulo e Independiente del Valle (Equador), respectivamente. O Mais Querido também ficou em quarto lugar no Brasileirão, parou nas oitavas de final da Libertadores e terminou em terceiro lugar no Mundial de Clubes.