Empate sem gols na ida coloca Corinthians diante de desafio recorrente em finais nacionais
Ao longo de sua história, o Corinthians chegou a 14 finais de competições nacionais O Corinthians volta a conviver com um roteiro conhecido em decisões nac...
Ao longo de sua história, o Corinthians chegou a 14 finais de competições nacionais
O Corinthians volta a conviver com um roteiro conhecido em decisões nacionais e tenta mudar um retrospecto que não costuma ser favorável quando a final começa sem vencedor.
Na última quarta feira, o Timão ficou no empate sem gols com o Vasco da Gama, no jogo de ida da final da Copa do Brasil, resultado que mantém o título completamente em aberto, mas também reacende lembranças pouco animadoras do passado alvinegro nesse tipo de cenário.
Retrospecto em finais nacionais
Ao longo de sua história, o Corinthians chegou a 14 finais de competições nacionais e, em apenas três oportunidades, a primeira partida terminou empatada. O aproveitamento nesses casos é limitado, com dois vices e apenas uma conquista.
A exceção positiva aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1998, quando o time empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro no duelo inicial e respondeu de forma contundente no jogo decisivo, vencendo por 2 a 0 e garantindo o troféu.
Nas outras experiências, o empate inicial acabou abrindo caminho para frustrações. Em 2001, pela Copa do Brasil, o Corinthians buscou um 2 a 2 fora de casa contra o Grêmio, mas não conseguiu sustentar o resultado na volta e foi superado por 3 a 1 em São Paulo.
Já em 2022, o enredo foi ainda mais semelhante ao atual. O time ficou no 0 a 0 na Neo Química Arena diante do Flamengo e, após novo empate no Maracanã, acabou derrotado na disputa por pênaltis, deixando escapar mais uma taça nacional.
SP – SAO PAULO – 17/12/2025 – COPA DO BRASIL 2025, CORINTHIANS X VASCO -JOGADORES do Corinthians AGRADECEM O APOIO DA TORCIDA ANTES DE deixa o campo apos partida contra o Vasco no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIFOutras finais
A trajetória do Corinthians em finais no cenário brasileiro é marcada por altos e baixos desde a primeira decisão, em 1976, quando terminou com o vice campeonato diante do Internacional.
A virada histórica viria em 1990, com a conquista do primeiro título brasileiro sobre o São Paulo, vencendo os dois confrontos da final. A década de 1990 ainda reservou momentos de afirmação e dor, como o título da Supercopa do Brasil em 1991 contra o Flamengo, o vice diante do Palmeiras em 1994 e a conquista da Copa do Brasil em 1995, superando o Grêmio nos dois jogos.
O fim dos anos 1990 consolidou o Corinthians como potência nacional, com os títulos brasileiros de 1998 e 1999. Nos anos seguintes, o clube voltou a frequentar decisões importantes, mas nem sempre com desfecho positivo.
Houve o vice da Copa do Brasil em 2001, o título da mesma competição em 2002 diante do Brasiliense e, no mesmo ano, a derrota na final do Brasileirão contra o Santos. A Copa do Brasil voltou a ser palco recorrente, com o vice em 2008 diante do Sport, a conquista em 2009 sobre o Internacional e novas frustrações em 2018 contra o Cruzeiro e em 2022 frente ao Flamengo.
Agora, diante do Vasco, o Corinthians tenta escrever um capítulo diferente. O segundo e decisivo jogo acontece no próximo domingo, às 18 horas, no Maracanã.