cover
Tocando Agora:

FIFA rebate Jürgen Klopp e defende Mundial de Clubes: “Todos querem uma nova edição”

Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool e atual diretor de futebol da Red Bull, criticou o formato extenso do torneio Klopp critica Mundial de Clubes Muitos...

FIFA rebate Jürgen Klopp e defende Mundial de Clubes: “Todos querem uma nova edição”
FIFA rebate Jürgen Klopp e defende Mundial de Clubes: “Todos querem uma nova edição” (Foto: Reprodução)

Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool e atual diretor de futebol da Red Bull, criticou o formato extenso do torneio

Klopp critica Mundial de Clubes

Muitos clubes e dirigentes europeus vêm criticando duramente o novo formato do Mundial de Clubes, alegando desgaste excessivo e calendário inflado após o fim da temporada no Velho Continente. Entre os mais contundentes está Jürgen Klopp, ex-treinador do Liverpool e atual diretor global de futebol da Red Bull.

Jürgen Klopp não economizou palavras ao comentar sobre o torneio. Para ele, a Copa do Mundo de Clubes é simplesmente: “A pior ideia já implementada no futebol. Entendo quem diga que o dinheiro [recebido] para participar é uma loucura.”

“Mas isso não acontece com todos os clubes. No ano passado, houve a Copa América e a Eurocopa. Este ano, temos a Copa do Mundo de Clubes e, no ano que vem, temos a Copa do Mundo. Isso significa que não há recuperação real para os jogadores envolvidos, seja física ou mental”, reclamou o treinador.

FIFA rebate Klopp

Arsène Wenger, responsável pelo desenvolvimento global de futebol da FIFA, não deixou as críticas ao novo Mundial passarem em branco. Segundo o ex-técnico, se fosse feita uma pesquisa com os 32 participantes, o apoio à continuidade do torneio seria unânime. Ele reforçou que a FIFA já trabalha para realizar uma nova edição da competição dentro de quatro anos.

Arsène Wenger no Mundial. Foto: Alex Pantling/Getty Images

“Acho que um Mundial de Clubes, um verdadeiro Mundial de Clubes, era necessário. Se vocês fizerem uma consulta hoje com todos os clubes que estiveram aqui nesta competição, tenho certeza de que teremos 100% de respostas de pessoas que querem uma nova edição do torneio. Então, essa é basicamente a melhor resposta”, iniciou o ex-treinador.

“Todos têm direito a uma opinião, e eu não compartilho nem um pouco da opinião de Jürgen Klopp. No fim do dia, o que importa é: os torcedores gostam ou não? Acreditamos que o público projetado era baixo, mas na realidade foi muito maior. A resposta está aí.”, completou Wenger.

Calor dos EUA

Durante um encontro com jornalistas em Nova York, Arsène Wenger respondeu às críticas sobre o calor nos jogos do Mundial de Clubes. O chefe de desenvolvimento da FIFA reconheceu que o clima afetou o desempenho dos atletas, mas afirmou que medidas foram tomadas para amenizar os efeitos.

Para ele, os atletas terão de se adaptar. “Pedi aos nossos analistas que analisassem o impacto do calor. Descobrimos que temperaturas acima de 35°C impactaram corridas de alta velocidade, sprints, não longas distâncias. É preciso estar preparado para lidar com isso”, afirmou o francês.