cover
Tocando Agora:

Flamengo define futuro de jovens da base no Cariocão em meio à corrida por contratações

Assim como neste ano, o Flamengo deve iniciar o Campeonato Carioca com um elenco mesclado entre garotos da base e jogadores voltando de empréstimo O Flamengo ...

Flamengo define futuro de jovens da base no Cariocão em meio à corrida por contratações
Flamengo define futuro de jovens da base no Cariocão em meio à corrida por contratações (Foto: Reprodução)

Assim como neste ano, o Flamengo deve iniciar o Campeonato Carioca com um elenco mesclado entre garotos da base e jogadores voltando de empréstimo

O Flamengo tem a grande capacidade de fazer investimentos pesados no mercado. Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro atingiu mais de R$ 1 bilhão em arrecadação em mais uma temporada, sendo o primeiro ano da gestão de BAP.

Para a próxima temporada, o presidente rubro-negro já revelou que a tendência é que o clube faça investimentos ainda mais pesados, fortalecendo carências no elenco. Se pelo lado positivo isso mostra a força aquisitiva, isso também traz um efeito contrário, onde o Fla tende a dar menos chances aos garotos.

Acostumados com o lema “Craque o Flamengo faz em casa”, o time carioca teve uma grande venda neste ano, com Wesley sendo negociado junto à Roma. Mas em meio a possibilidade de chegadas de atletas “nível europeu”, como ficam os jovens formados no Ninho do Urubu?

Situação dos garotos da base do Flamengo

Assim como aconteceu neste ano, a ideia é que o Flamengo inicie o Campeonato Carioca com um “terceiro time”, composto por alguns jogadores que retornam de empréstimo e atletas da base. Na última rodada, contra o Mirassol, o Flamengo usou a mescla e empatou com a “Sensação” do Campeonato Brasileiro.

No início do Estadual, sob o comando de Bruno Pivetti, a ideia é observar os garotos e utilizar o tempo para avaliá-los. Casos como do goleiro Dyogo Alves, do zagueiro Iago e o atacante Douglas Telles precisam de uma atenção especial, pois os contratos finalizam em 2026.

Douglas Telles é um dos que tem contrato até o final de 2026. Foto: Caíque Coufal/Flamengo

Autor de dois gols no time principal, Telles ainda não permanente no grupo de Filipe Luís. Porém, assim como Wallace Yan mostrou seu valor no Cariocão deste ano e ganhou espaço, o jovem atacante de 18 anos pode aproveitar o espaço para mostrar serviço.

Mais sobre utilização da garotada do Ninho

Já Dyogo Alves poderia ter mais chances com a saída de Matheus Cunha, mas o Flamengo deve buscar um goleiro no mercado. Assim, ele é outro que terá no Campeonato Carioca como um divisor de águas em último de contrato. Além dele, Iago passa por esta mesma situação e deve ser observado.

De acordo com o GE, a política da diretoria é priorizar jogadores em final de vínculo. Dessa forma, todos devem entrar em pauta muito em breve. Vale destacar que, recentemente, Boto deu uma entrevista em um podcast falando sobre a utilização das categoria de base do Fla.

“(Tranquilidade para errar quando subir) Nisso o Palmeiras está mais à frente. Não em termos melhores jogadores na formação, é na transição que faz para o nível profissional. Nós vamos tentar caminhar nesse sentido. Uma das coisas que fizemos foi com o Alfredo (Almeida), para ter ligação direta conosco. Sabendo que são contextos completamente diferentes“, disse em parte da conversa.