cover
Tocando Agora:

Flamengo possui apenas um título em quatro finais contra times argentinos em competições internacionais

Histórico em decisões pesa e reacende alerta antes de nova disputa continental Após se garantir em mais uma semifinal no Campeonato Carioca, o Flamengo volt...

Flamengo possui apenas um título em quatro finais contra times argentinos em competições internacionais
Flamengo possui apenas um título em quatro finais contra times argentinos em competições internacionais (Foto: Reprodução)

Histórico em decisões pesa e reacende alerta antes de nova disputa continental

Após se garantir em mais uma semifinal no Campeonato Carioca, o Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (19), às 21h30, no Estádio La Fortaleza, em Lanús, na Grande Buenos Aires, para enfrentar o Lanús (Argentina), pelo primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana 2026.

Para superar Los Granates e conquistar mais um título internacional, o Rubro-Negro busca melhorar seu desempenho contra equipes argentinas em decisões. Até o momento, foram quatro finais, com o Mais Querido ficando com o título em apenas uma ocasião (25% de aproveitamento).

A primeira decisão do Flamengo contra argentinos foi diante do Independiente, na final da antiga Supercopa Libertadores de 1995. Após perder por 2 a 0 em Avellaneda, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Romário. Porém, a vitória foi insuficiente para ficar com a taça.

Rubro-Negro derrotou o River Plate na Libertadores 2019

A segunda final contra os hermanos veio seis anos depois, quando enfrentou o San Lorenzo, na também extinta Copa Mercosul de 2001. Após dois empates, por 0 a 0 no Rio de Janeiro e 1 a 1 em Buenos Aires (gol de Leandro Machado), os argentinos venceram nos pênaltis por 4 a 3, deixando o Mais Querido com mais um vice.

A decisão seguinte veio apenas em 2017, na Copa Sul-Americana, quando o Rubro-Negro reencontrou o Independiente. No primeiro jogo, em Avellaneda, vitória argentina por 2 a 1 (gol de Réver). Já no Maracanã, empate em 1 a 1, com gol de Lucas Paquetá, e mais um vice para os cariocas após perderem por 3 a 2 na soma dos placares.

Flamengo foi campeão da Libertadores de 2019 diante do River Plate (Photo by Daniel Apuy/Getty Images)

Por fim, na última final, veio justamente o primeiro título do clube diante dos argentinos. Em 2019, o Flamengo enfrentou o River Plate na decisão da Copa Libertadores. Em Lima, no Peru, após sair atrás, o Mais Querido virou para 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa, para conquistar seu primeiro título diante de uma equipe argentina.

Flamengo busca conquistar sua segunda Recopa

No total, o Rubro-Negro soma 18 finais internacionais, com 10 títulos e oito vices (55,56% de aproveitamento). Ao todo, o Flamengo possui quatro Libertadores, uma Copa de Oro Nicolás Leoz, uma Copa Mercosul, uma Recopa Sul-Americana, um Derby of the Americas e uma Challenger Cup.

Na Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro está em sua terceira final, na qual foi campeão em 2020 e vice em 2023, com ambas as decisões diante do Independiente del Valle, do Equador. Já o Lanús, vice em 2014 para o Atlético Mineiro, busca um título inédito.