cover
Tocando Agora:

Flamengo vive segundo pior início de temporada no século 21 após sete jogos disputados

Derrota na Supercopa escancara números raros e liga alerta no início de 2026 Após perder a Supercopa do Brasil no Mané Garrincha, o Flamengo volta a campo ...

Flamengo vive segundo pior início de temporada no século 21 após sete jogos disputados
Flamengo vive segundo pior início de temporada no século 21 após sete jogos disputados (Foto: Reprodução)

Derrota na Supercopa escancara números raros e liga alerta no início de 2026

Após perder a Supercopa do Brasil no Mané Garrincha, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (4), às 19h, para enfrentar o Internacional, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2026.

Além de buscar sua primeira vitória na competição nacional, o Rubro-Negro tenta melhorar seu começo de ano, que já é o segundo pior do Mais Querido no século XXI, ficando à frente apenas da temporada de 2002.

Na atual temporada, o Flamengo, em sete partidas, venceu apenas um confronto, empatou um e perdeu cinco vezes (sendo três derrotas consecutivas), com apenas 19,04% dos pontos conquistados (quatro em 21 disputados), além de ter marcado somente cinco gols e sofrido 12.

Flamengo só derrotou o rival Vasco na atual temporada

O único triunfo do Rubro-Negro foi diante do Vasco (1 a 0), enquanto o empate ocorreu contra a Portuguesa-RJ (1 a 1), ambos pelo Campeonato Carioca. Já os reveses foram para Bangu-RJ (2 a 1), Volta Redonda-RJ (3 a 0) e Fluminense (2 a 1) no estadual; São Paulo (2 a 1) no Brasileirão e Corinthians (2 a 0) na Supercopa do Brasil.

Na temporada de 2002, o Rubro-Negro começou com apenas dois pontos conquistados em 21 possíveis, já que foram dois empates e cinco derrotas (quatro consecutivas) em seus primeiros sete compromissos, alcançando somente 9,52% dos pontos.

Flamengo de Giorgian De Arrascaeta perdeu a Supercopa do Brasil para o Corinthians Foto: Mateus Bonomi/AGIF

As igualdades do Mais Querido há 24 anos foram diante do San Lorenzo, da Argentina (1 a 1), na Copa Mercosul, e do Guarani-SP (1 a 1), pelo Torneio Rio-São Paulo. Já as derrotas foram para Palmeiras (3 a 2), Portuguesa-SP (5 a 4) e Botafogo (4 a 2) no Rio-São Paulo; e Madureira-RJ (3 a 2) e América-RJ (4 a 0) no Campeonato Carioca.

Em 2002, Flamengo só venceu em seu 15° confronto

Naquela temporada, a fase ruim do Rubro-Negro não terminou tão cedo, estendendo-se por mais sete partidas, com três empates, diante de Volta Redonda-RJ (1 a 1), Americano-RJ (3 a 3) e Olaria-RJ (2 a 2), e quatro derrotas, para Once Caldas, da Colômbia (1 a 0), Universidad Católica, do Chile (3 a 1), São Paulo (4 a 2) e Santos (2 a 0).

A primeira vitória do Rubro-Negro em 2002 só aconteceu em seu 15º jogo, ao vencer o Once Caldas por 4 a 1, pela Copa Libertadores. Naquele ano, o Flamengo terminou sem títulos, com 23 vitórias, 18 empates e 36 derrotas em 77 jogos, com apenas 37,66% de aproveitamento.