cover
Tocando Agora:

Fluminense inicia 2026 com faxina na defesa e Manoel já se despede do elenco

Jogador de 35 anos é apenas a 5ª opção do elenco de Zubeldía para a defesa e vai deixar o Tricolor em dezembro Primeira saída confirmada do elenco de Lui...

Fluminense inicia 2026 com faxina na defesa e Manoel já se despede do elenco
Fluminense inicia 2026 com faxina na defesa e Manoel já se despede do elenco (Foto: Reprodução)

Jogador de 35 anos é apenas a 5ª opção do elenco de Zubeldía para a defesa e vai deixar o Tricolor em dezembro

Primeira saída confirmada do elenco de Luis Zubeldía

O Fluminense ainda nem virou oficialmente a página de 2025, mas o planejamento para a próxima temporada já começa a ganhar forma após a definição das eleições presidenciais no Clube.

E a primeira decisão envolve uma saída importante: Manoel, de 35 anos, não permanecerá no elenco tricolor em 2026. A informação foi publicada pelo Globo Esporte e confirmada nos bastidores do clube.

O contrato do zagueiro termina em 31 de dezembro, e não haverá renovação. Manoel era o único atleta do grupo comandado por Luis Zubeldía com vínculo se encerrando ao fim desta temporada — a exceção era Nonato, mas o Flu já decidiu exercer a opção de compra junto ao Santos para mantê-lo até 2028.

De titular em 2022 a quinta opção em 2025

Contratado em 2021, Manoel viveu seu auge no clube na tempora seguinte, quando teve sequência como titular. Nesta temporada, chegou a ganhar espaço durante as lesões de Thiago Silva e Ignácio, mas atualmente figura apenas como quinta opção na hierarquia da defesa.

No início do ano, o experiente defensor aceitou reduzir cerca de 40% do salário para assinar por mais uma temporada. Mesmo assim, a concorrência aumentou com a chegada de novos nomes e a recuperação física dos companheiros.

Arte: Bolavip Brasil

Zaga cheia — e pode ficar ainda mais

Hoje, o Fluminense conta com Thiago Silva, Freytes, Ignácio, Thiago Santos, Igor Rabello e Davi Schuindt para o setor. E esse grupo pode ficar ainda mais encorpado: o clube trabalha para repatriar Nino, ídolo da torcida e capitão na conquista da Libertadores de 2023.

As conversas com o zagueiro do Zenit já foram reabertas, e o jogador mantém o desejo de retornar às Laranjeiras. A negociação, no entanto, depende do aval e das condições impostas pelo clube russo.