Grêmio lamenta morte de Volmar Santos, fundador da Coligay, a primeira torcida LGBT do futebol brasileiro
A pioneira torcida organizada gay do futebol brasileiro foi criada ainda na década de 70, em plena ditadura militar O Grêmio homenageou Volmar Santos, que mo...
A pioneira torcida organizada gay do futebol brasileiro foi criada ainda na década de 70, em plena ditadura militar
O Grêmio homenageou Volmar Santos, que morreu na manhã de hoje (19), aos 77 anos, em Passo Fundo, por complicações causadas por problemas cardíacos. O comunicador, radialista, produtor cultural e ex-secretário municipal de Cultura passo-fundense foi o responsável pela fundação da Coligay, a primeira torcida organizada LGBT da história do Brasil, em 1977.
“É com imenso pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se despede de Volmar Santos, torcedor fundador da histórica torcida Coligay, também reconhecido como cantor, empreendedor e colunista social“, diz a nota de pesar publicada no site oficial tricolor.
Em plena ditadura militar, Volmar Santos criou a Coligay, que trazia bandeiras coloridas para o antigo Estádio Olímpico, além de entoar cantos de protesto em busca de combate ao preconceito ainda na década de 70, fazendo das arquibancadas um palco de resistência. A organizada seria extinta em 1983.
É com imensa dor que nos despedimos de Volmar Santos, torcedor criador da Coligay, a primeira torcida organizada gay do Brasil. Ele foi um pioneiro, um sonhador, um símbolo de coragem e amor pelo Grêmio. Seu legado de respeito, diversidade e resistência será lembrado para sempre… pic.twitter.com/J6FN1cnYoi
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 19, 2026Coligay teve história registrada em livro e filme
Em 2014, o jornalista Léo Gerchmann publicou um livro com a história da torcida organizada gremista: “Coligay: Tricolores de Todas as Cores“. Além disso, um filme sobre a Coligay foi rodado em outubro do ano passado, em Porto Alegre.
Volmar Santos foi homenageado pelo Grêmio – Foto: Reprodução/Grêmio TVA produção, que irá originar uma minissérie em quatro episódios e um longa-metragem, é protagonizada pelo ator Irandhir Santos. Ainda não há a previsão para a estreia.
O Tricolor Gaúcho reforçou uma homenagem realizada em 2023, em que o então presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, presenteou Volmar Santos com uma camisa oficial com o número 77, referente ao ano de fundação da Coligay, e uma braçadeira de capitão com as cores da bandeira LGBTQIAPN+.
Informações sobre o enterro de Volmar Santos
O velório teve início às 15h desta segunda-feira (19), na Capela A do Cemitério Vera Cruz, em Passo Fundo. O sepultamento será na terça-feira (20), às 9h da manhã (horários de Brasília).