Gustavo Scarpa revela que a prioridade do Atlético-MG é o Brasileirão: “Competição mais difícil”
O camisa 10 falou sobre o início da temporada do Galo, que está invicto e disputando duas competições Gustavo Scarpa fez uma análise sobre o início da te...
O camisa 10 falou sobre o início da temporada do Galo, que está invicto e disputando duas competições
Gustavo Scarpa fez uma análise sobre o início da temporada do Atlético-MG, que divide suas atenções entre o Campeonato Mineiro e o Brasileirão. O meio-campista apontou que o calendário antecipado pode favorecer escolhas mais claras ao longo do ano.
O atleta também destacou o grau de dificuldade da Série A e alertou para os riscos envolvidos: “O Brasileirão é o único campeonato em que pode haver rebaixamento. Começando em janeiro, fica mais fácil de priorizar. Na minha opinião, é a competição mais difícil”, afirmou o jogador.
Na visão do camisa 10, o fato de o Brasileirão começar em janeiro altera a dinâmica do planejamento dos clubes. Segundo Scarpa, a antecipação da principal competição nacional facilita a concentração de esforços, algo que costuma ser decisivo em um torneio de pontos corridos.
Campanhas recentes reforçam discurso
Em 2024 e 2025, o clube precisou dividir atenções com as copas e alcançou três finais nesse período, o que impactou diretamente o rendimento no Campeonato Brasileiro.
Como consequência do calendário carregado, o Galo chegou às rodadas finais das duas últimas edições da Série A sob risco de rebaixamento. O cenário reforçou internamente a necessidade de repensar prioridades para evitar novos sustos.
Na atual edição do Brasileirão, o Atlético iniciou a campanha com empate em 2 a 2 diante do Palmeiras, na Arena MRV. Agora, a equipe mineira enfrenta o RB Bragantino fora de casa, nesta quarta-feira (5), às 19h, pela segunda rodada.
Scarpa durante partida pelo Atlético-MG. Foto: Fernando Moreno/AGIFAvaliação do início de temporada
Além da Série A e do Campeonato Mineiro, o Atlético ainda terá compromissos pela Copa do Brasil e pela Copa Sul-Americana. Paralelamente, Scarpa analisou o momento da equipe, que soma sete jogos disputados em 2026.
Até agora, o Galo tem cinco empates e duas vitórias. “O crescimento é natural. O começo é difícil fisicamente, mas com o elenco que temos, o reencontro com as vitórias é um caminho normal”, avaliou o meia.