cover
Tocando Agora:

Internacional abre conversas com Luiz Gustavo e projeto de 2026 agrada; avanço depende de Pezzolano

Jogador de 38 anos está livre no mercado após duas temporadas pelo São Paulo e aguarda aval do novo treinador colorado O Internacional abriu conversas com o...

Internacional abre conversas com Luiz Gustavo e projeto de 2026 agrada; avanço depende de Pezzolano
Internacional abre conversas com Luiz Gustavo e projeto de 2026 agrada; avanço depende de Pezzolano (Foto: Reprodução)

Jogador de 38 anos está livre no mercado após duas temporadas pelo São Paulo e aguarda aval do novo treinador colorado

O Internacional abriu conversas com o volante Luiz Gustavo antes mesmo de anunciar oficialmente Paulo Pezzolano como novo técnico para a temporada de 2026. Livre no mercado após defender o São Paulo nas duas últimas temporadas, o experiente jogador de 38 anos voltou a entrar no radar do clube gaúcho.

O departamento de futebol colorado avalia o nome do jogador de 38 anos como uma reposição de perfil semelhante ao de Fernando, que rescindiu contrato no meio do ano após uma grave lesão no joelho.

O contato inicial aconteceu ainda no período de indefinição sobre o comando técnico no Beira-Rio. Agora, qualquer avanço nas tratativas depende do aval de Pezzolano, o que deve ocorrer após as festas de fim de ano, quando o treinador uruguaio passará a avaliar o elenco e possíveis reforços para a próxima temporada.

Projeto colorado pesa na decisão

Depois de um 2025 marcado por problemas de saúde, Luiz Gustavo conseguiu retomar sequência apenas na reta final da temporada. Em janeiro, sofreu uma fratura no dedo do pé esquerdo e, em abril, foi diagnosticado com um tromboembolismo pulmonar, situação que o afastou dos gramados por meses.

Recuperado, voltou a atuar a partir de setembro e encerrou o ano com 13 partidas pelo São Paulo. Com a saída definida do MorumBis, o volante tem como objetivo seguir atuando em alto nível por, ao menos, mais uma temporada.

Arte: Bolavip Brasil

Apesar de sondagens de outros clubes brasileiros — entre eles o Mirassol —, o projeto apresentado pelo Internacional agradou ao jogador. O planejamento esportivo, a estrutura e o protagonismo prometido pesaram positivamente, segundo informações do setorista Filipe Duarte, do portal GZH.

Carreira internacional e Seleção

Formado nas categorias de base do CRB, Luiz Gustavo defendeu Hoffenheim, Bayern de Munique e Wolfsburg, período em que se consolidou como volante de referência e chegou à Seleção Brasileira. Com a amarelinha, conquistou a Copa das Confederações de 2013 e disputou a Copa do Mundo de 2014.

O meio-campista ainda acumulou passagens por Olympique de Marselha, da França, Fenerbahçe, da Turquia, e Al-Nassr, da Arábia Saudita, antes de retornar ao Brasil para atuar pelo São Paulo, em 2024.