cover
Tocando Agora:

Internacional é o único rival da Série A que impõe até hoje retrospecto negativo ao Palmeiras

Colorado é o único rival da elite nacional em 2026 contra o qual o Verdão tem retrospecto negativo; vitória pode valer a liderança do Brasileiro Logo mais...

Internacional é o único rival da Série A que impõe até hoje retrospecto negativo ao Palmeiras
Internacional é o único rival da Série A que impõe até hoje retrospecto negativo ao Palmeiras (Foto: Reprodução)

Colorado é o único rival da elite nacional em 2026 contra o qual o Verdão tem retrospecto negativo; vitória pode valer a liderança do Brasileiro

Logo mais, às 21h30 (horário de Brasília), o Palmeiras entra em campo no Beira-Rio para encarar o Internacional pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro com um desafio que vai além da tabela: superar o único adversário da atual Série A diante do qual tem retrospecto negativo na história.

Considerando todos os confrontos — amistosos e competições oficiais — o Inter soma 41 vitórias contra 37 do Verdão, além de 21 empates, em 105 partidas. A vantagem colorada de quatro triunfos torna o clube gaúcho uma exceção incômoda para o Alviverde, que ostenta ampla superioridade histórica sobre praticamente todos os demais rivais da elite nacional.

E a missão desta noite ganha peso extra: um triunfo em Porto Alegre pode colocar o time de Abel Ferreira na liderança da atual edição do Campeonato Brasileiro logo nas primeiras rodadas.

Beira-Rio, um obstáculo histórico

Se o retrospecto geral já é desfavorável, o cenário em Porto Alegre é ainda mais desafiador. Em toda a história, o Palmeiras venceu apenas cinco vezes no Beira-Rio. São ainda 15 empates e expressivas 27 vitórias do Internacional.

Inaugurado em 1969, o estádio só foi ver o Verdão vencer em 1994, repetindo o feito em 1997. Depois disso, o SEP precisou esperar 19 anos para voltar a triunfar em solo colorado: em 2016, ano do título brasileiro, o Alviverde venceu por 1 a 0 e quebrou o longo jejum.

Facundo Torres foi o autor de vitória por 1 a 0 do Palmeiras sobre Inter, no Beira-Rio, em 2025 – Foto: IMAGO / Sports Press Photo

Sob o comando de Abel Ferreira, o equilíbrio marcou os duelos no Beira-Rio: duas vitórias palmeirenses, dois empates e duas derrotas. No ano passado, Facundo Torres anotou o único gol do triunfo por 1 a 0 em Porto Alegre pelo Brasileirão.

Domínio contra os demais

O contraste é evidente quando se olha para os outros clubes da Série A de 2026. A maior “vítima” histórica do Palmeiras é o Santos, com 46 vitórias de vantagem. Também aparecem com ampla desvantagem para o Verdão equipes como Vasco (34), Fluminense (25), Grêmio (25), Bragantino (24), Athletico-PR (21), Bahia (21), Vitória (18), Atlético-MG (15) e Botafogo (14).

O retrospecto positivo ainda se estende contra Coritiba (6), Corinthians (5), Mirassol (5), Chapecoense (3), São Paulo (3), Flamengo (2), Remo (2) e Cruzeiro (1), informa o Palmeiras em seu site oficial.