Jardim analisa impacto dos pontos perdidos na campanha do Cruzeiro no Brasileirão
Cruzeiro empata com Ceará, deixa título para trás e luta por vice; Jardim avalia campanha, pontos perdidos e saldo competitivo da temporada Cruzeiro empata ...
Cruzeiro empata com Ceará, deixa título para trás e luta por vice; Jardim avalia campanha, pontos perdidos e saldo competitivo da temporada
Cruzeiro empata com o Ceará e dá adeus ao título do Brasileirão Betano
O Cruzeiro ficou no empate em 1 a 1 com o Ceará, neste sábado (29), pela 36ª rodada do Brasileirão Betano. O resultado tira a Raposa da disputa pelo título. A equipe mineira, agora limitada ao vice como melhor cenário, viu a chance de ouro escapar.
Com 69 pontos, saldo de 27 e 19 vitórias, a Raposa não alcança mais o Flamengo, líder isolado com 75 pontos, saldo de 58 e 22 triunfos. O rubro-negro abre vantagem definitiva e deixa a briga pelo topo encerrada matematicamente.
Ainda assim, o Cruzeiro pode igualar os 75 pontos do Flamengo, mas os critérios impedem qualquer reviravolta. A disputa real será pelo 2º lugar, já que o Palmeiras, com 70 pontos e saldo 28, pode ser superado em caso de tropeço paulista e vitórias mineiras nas duas últimas rodadas.
Cruzeiro assegura Libertadores e mira o vice
Mesmo sem título, o objetivo maior está garantido: vaga direta na Libertadores 2026. O Mirassol ainda pode ameaçar a 3ª posição azul, desde que vença seus dois jogos, recupere saldo de 22 e conte com duas derrotas da Raposa, cenário improvável, mas matematicamente possível.
A equipe mineira agora volta o foco para o Mineirão, onde encara o Botafogo na próxima quinta-feita. Na última rodada da competição, o fechamento será diante do Santos, em São Paulo.
Após o duelo no Castelão, o técnico Leonardo Jardim comentou a trajetória celeste. “Como matematicamente ainda era possível, todos os torcedores acreditaram que era possível algo mais. Não foi possível”, disse. Em seguida completou: “Também temos que valorizar a competência dos nossos adversários, não por acaso a final da Libertadores neste ano foi entre Flamengo e Palmeiras”.
Cruzeiro ficou no empate com o Ceará. Foto: Samuel Andrade/CruzeiroCríticas, respostas e saldo competitivo
Jardim também reconheceu as críticas recebidas pelas chances desperdiçadas ao longo do campeonato. Ele ponderou que, apesar dos tropeços, o Cruzeiro também pontuou além do previsto contra rivais diretos pelo título.
“Temos que dar mérito à competência dos nossos adversários. Não nos esquecer que fizemos um campeonato em que, às vezes, as pessoas dizem que perdemos pontos (considerados fáceis). Mas ganhamos outros que não estavam previstos. Nos pontos corridos é assim que funciona. Estamos fazendo a melhor temporada desde 2014 no campeonato”.