cover
Tocando Agora:

Léo Pereira teve mais gols e passes completos que Vitão na temporada 2025

Estatísticas mostram vantagem do zagueiro do Flamengo sobre Vitão no desempenho ofensivo e na saída de bola O Flamengo já começa a desenhar o seu 2026 e a...

Léo Pereira teve mais gols e passes completos que Vitão na temporada 2025
Léo Pereira teve mais gols e passes completos que Vitão na temporada 2025 (Foto: Reprodução)

Estatísticas mostram vantagem do zagueiro do Flamengo sobre Vitão no desempenho ofensivo e na saída de bola

O Flamengo já começa a desenhar o seu 2026 e a chegada de Vitão acende o sinal de alerta na defesa rubro-negra. Apresentado oficialmente nesta sexta-feira (9), o zagueiro desembarca na Gávea como primeiro reforço da próxima temporada.

Pronto para disputar espaço com nomes consolidados como Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo. A concorrência é pesada, mas os números indicam que a briga será real. A contratação ganha ainda mais peso quando se observa o contexto recente do jogador.

Vitão estava no Internacional desde meados de 2022, período em que não apenas se firmou como titular, mas também assumiu a braçadeira de capitão. Pelo clube gaúcho, ficou muito próximo de alcançar a marca de 200 partidas disputadas, consolidando-se como um dos pilares defensivos do time.

Vitão e Léo Pereira disputando posição?

O clímax da análise está no desempenho defensivo. Titular absoluto no Brasileirão, Vitão teve média de 71,8 minutos por jogo, demonstrando regularidade e confiança técnica. Em ações defensivas, apresentou 0,83 desarme e 0,73 interceptação a cada 90 minutos, índices ligeiramente superiores aos de Léo Pereira e Léo Ortiz, o que reforça seu perfil combativo e eficiente sem a bola.

Por outro lado, os dados revelam um contraste importante na saída de jogo. No Internacional, Vitão participou menos da construção ofensiva, registrando menos da metade dos passes completos de Léo Pereira no Brasileirão. Também apareceu abaixo nos passes para frente e na progressão com bola, ocupando a 18ª e 22ª posições, respectivamente, entre os zagueiros da competição.

Vitao jogador do Internacional durante partida contra o Flamengo no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Em termos comparativos, a diferença técnica com a bola no pé é clara. Léo Pereira liderou o Brasileirão em passes completos (2.446) e metros avançados com posse (5.935), enquanto Léo Ortiz aparece no Top 10, com 1.625 passes certos e 3.277 metros de progressão. Ambos também se destacam nos passes progressivos, com 13,4 km e 11,3 km.

Vitão vai encaixar no Flamengo?

A expectativa no Flamengo, portanto, passa por adaptação e encaixe. Vitão chega para elevar o nível competitivo do elenco, especialmente em um sistema que valoriza posse, construção curta e defesa adiantada. A tendência é que o novo reforço seja utilizado gradualmente, enquanto assimila o modelo de jogo rubro-negro e disputa espaço com atletas já entrosados.