Mano Menezes elege Batalha dos Aflitos como seu momento mais inesquecível no Grêmio 
Durante o jantar de 122 anos do clube, técnico relembra a partida histórica de 2005 como símbolo de superação A marcante Batalha dos Aflitos O técnico...

Durante o jantar de 122 anos do clube, técnico relembra a partida histórica de 2005 como símbolo de superação
A marcante Batalha dos Aflitos
O técnico Mano Menezes, assim como jogadores e ídolos do Grêmio, participa do jantar de aniversário de 122 anos do clube, nesta quarta-feira (17). Vivendo sua segunda passagem pelo Tricolor, o treinador elegeu a Batalha dos Aflitos como seu momento mais inesquecível pelo Imortal.
“Se me fizer essa pergunta cem vezes, eu responderia a mesma coisa. A Batalha dos Aflitos foi um momento muito significativo pela intensidade, por tudo aquilo que significou, o momento que o clube atravessava. A gente ter vivido aquele dia foi algo muito marcante para o resto das nossas vidas”, disse o treinador.
20 anos da Batalha dos Aflitos
Em 2025, a Batalha dos Aflitos completa 20 anos. A alcunha faz referência à partida entre Náutico e Grêmio, no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco, quando o Tricolor venceu por 1 a 0, na Série B do Campeonato Brasileiro de 2005.
A partida entrou para a história pela dramaticidade. Um lance de pênalti fez com que o jogo ficasse parado por quase meia hora. O Grêmio teve quatro jogadores expulsos e chegou a cogitar abandonar a partida. Mas permaneceu em campo, e Galatto defendeu a penalidade. No lance seguinte, Anderson, ainda garoto, marcou o gol da vitória em jogada individual, mesmo com o Tricolor tendo sete jogadores em campo.
O resultado no Nordeste garantiu ao Tricolor Gaúcho o acesso e o título da Série B. O técnico Mano Menezes defendeu que partidas como a Batalha dos Aflitos engrandecem a história do clube.
Mano Menezes tem Batalha dos Aflitos como momento histórico“Os títulos maiores, logicamente, são mais importantes na história do clube, mas os momentos em que você passa de extrema dificuldade e sai dessa dificuldade, forte como o Grêmio saiu naquele momento, certamente impulsionou outras conquistas que vieram depois dessa”, afirmou.
Mano Menezes fala da semana Gre-Nal
Ainda na mesma entrevista à Grêmio TV, o treinador falou sobre o Gre-Nal que acontece no final de semana. “Sempre o clássico é um jogo à parte dentro do campeonato, acredito que para os dois lados […] vamos estar fortes no domingo”, garantiu.
Mano ainda assumiu que o momento é difícil, mas pediu a confiança do torcedor: “Nós vamos passar por essa situação e domingo é uma grande oportunidade para a gente fazer isso e dar esse salto que a gente precisa dar na temporada.”