cover
Tocando Agora:

Muricy Ramalho destaca desempenho dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes 2025: “Foi bom”

Ex-treinador exaltou o desempenho dos clubes brasileiros no torneio e destacou pontos positivos das campanhas no Mundial de Clubes 2025 Fluminense desafia hege...

Muricy Ramalho destaca desempenho dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes 2025: “Foi bom”
Muricy Ramalho destaca desempenho dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes 2025: “Foi bom” (Foto: Reprodução)

Ex-treinador exaltou o desempenho dos clubes brasileiros no torneio e destacou pontos positivos das campanhas no Mundial de Clubes 2025

Fluminense desafia hegemonia europeia no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes 2025 caminha para seu desfecho no próximo domingo (13), e o Fluminense segue como o último representante do futebol sul-americano na briga pelo título.

Em meio à supremacia europeia no torneio, o Tricolor das Laranjeiras carrega a esperança do Brasil diante dos gigantes do Velho Continente. O torneio da Fifa, que nesta edição inovou ao reunir 32 clubes de todos os continentes, evidenciou mais uma vez a força das potências europeias.

Das oito equipes do continente que iniciaram a fase de grupos, quatro seguem na disputa, incluindo o Chelsea, adversário do Fluminense na semifinal da próxima terça-feira (8), às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

O que Muricy achou dos times brasileiros no Mundial?

Apesar da disparidade de investimentos e estrutura, os times brasileiros têm surpreendido, como destacou Muricy Ramalho, ex-treinador e atual coordenador técnico do São Paulo.

Em entrevista à Rádio Tupi, Muricy foi direto: “Mostramos que não estamos tão atrás dos europeus como muitos pensavam.” O ídolo do futebol brasileiro elogiou a postura dos clubes nacionais diante dos gigantes europeus e ressaltou o empenho dos técnicos brasileiros: “Abel, Renato e Filipe Luís fizeram trabalhos muito bons, com times bem treinados e organizados.”.

LOS ANGELES, CALIFORNIA – JUNE 08: A detailed view of the FIFA Club World Cup trophy on display at BMO Stadium before the game between the Los Angeles FC and the Sporting Kansas City on June 08, 2025 in Los Angeles, California. (Photo by Orlando Ramirez/Getty Images)

Ao longo do torneio, os brasileiros encararam oito duelos contra europeus, com três vitórias, dois empates e três derrotas. Um saldo que, para Muricy, vai além dos números: “O que mais valeu foi ver que nossos clubes competiram de igual para igual, mesmo com o abismo financeiro que existe.”

Flu mantém vivo o sonho brasileiro

Agora, o Fluminense se prepara para um dos maiores desafios de sua história. O elenco se reapresentou no sábado para atividades regenerativas e técnicas em Orlando e viajou no domingo para Nova Jersey, onde realiza treinamentos no Harrison Stadium e no palco do jogo, o MetLife Stadium.