Muricy Ramalho valoriza Renato Gaúcho no Fluminense e destaca: “Está fazendo um grande trabalho”
Coordenador do São Paulo exaltou desempenho do treinador e elogiou evolução tática dos técnicos brasileiros Técnicos estrangeiros no Brasil Coordenado...

Coordenador do São Paulo exaltou desempenho do treinador e elogiou evolução tática dos técnicos brasileiros
Técnicos estrangeiros no Brasil
Coordenador técnico do São Paulo, Muricy Ramalho concedeu entrevista à Super Rádio Tupi neste domingo (6) e comentou diversos temas do futebol brasileiro.
O ex-treinador analisou o desempenho dos clubes nacionais no Mundial de Clubes, o confronto entre Chelsea e Fluminense, além de abordar a presença de técnicos estrangeiros no país e a diferença entre o futebol europeu e o sul-americano.
Muricy evitou generalizações ao falar sobre o aumento de treinadores estrangeiros no futebol nacional. Para ele, é preciso reconhecer que alguns agregam, mas muitos vêm e não deixam legado.
Brasileiros x Europeus no Mundial
— Tem técnico bom que veio e ficou, mas muita gente passou e foi embora sem deixar nada. A gente tem que tomar cuidado com a análise para não parecer que todos os estrangeiros são bons e os brasileiros ruins. Isso não é verdade. Temos treinadores brasileiros fazendo bons trabalhos — afirmou.
O ex-técnico destacou que o bom desempenho dos clubes brasileiros no Mundial foi uma surpresa positiva. Para ele, o principal obstáculo está na diferença de investimento entre as equipes.
— Antes do torneio, ninguém apostaria que os brasileiros fariam frente aos europeus. Mas mostraram qualidade. A diferença está no poder de investimento. Um clube como o Liverpool compra um jogador por quase um bilhão de reais. Ainda assim, os nossos fizeram bonito — analisou.
Muricy elogia o trabalho de Renato Gaúcho à frente do Fluminense
Ao falar sobre a troca de influências entre Brasil e Europa, Muricy avaliou que o futebol brasileiro perdeu mais do que ganhou. Por fim, Muricy reconheceu o trabalho de Renato Gaúcho no Fluminense e valorizou a evolução tática do futebol brasileiro:
— O Renato está fazendo um grande trabalho. Os técnicos brasileiros estão se adaptando bem às exigências do futebol atual, com mais intensidade e organização — concluiu