cover
Tocando Agora:

Neymar ‘sai em defesa’ do Flamengo e curte publicação rubro-negro a respeito do gramado sintético

Flamengo soltou uma nota oficial repudiando a prática do futebol no gramado sintético, que vem causando polêmica nos últimos anos no Brasil Neymar em apoio...

Neymar ‘sai em defesa’ do Flamengo e curte publicação rubro-negro a respeito do gramado sintético
Neymar ‘sai em defesa’ do Flamengo e curte publicação rubro-negro a respeito do gramado sintético (Foto: Reprodução)

Flamengo soltou uma nota oficial repudiando a prática do futebol no gramado sintético, que vem causando polêmica nos últimos anos no Brasil

Neymar em apoio ao Flamengo

Neymar demonstrou apoio à postura do Flamengo em relação ao uso de gramados sintéticos no futebol brasileiro. Nesta quinta-feira (11), o Rubro-Negro publicou um post nas redes sociais esclarecendo o que era “fato ou fake” sobre a proposta que enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), relacionada às condições dos campos no país.

Diante deste contexto, o atacante do Santos, por sua vez, não hesitou em curtir a publicação. Na última segunda-feira (8), o rubro-negro enviou um documento à CBF, no qual apresentou sugestões para melhorar tecnicamente os estádios do Brasil e fez duras críticas ao uso de gramado sintético na Série A do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o clube solicitou ajustes nos regulamentos do torneio, com foco no Brasileirão de 2026. O Flamengo agora aguarda a formação de um grupo de trabalho para discutir a questão.

Leila Pereira ironizou nota oficial do Fla

O movimento gerou reações negativas de clubes e torcedores rivais, com destaque para as críticas da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que vem rivalizando contra o Mengão nos últimos com declarações no mínimo polêmicas.

Leila pereira, presidente do Palmeiras, durante partida contra o Atletico-MG no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

“Em relação a essa discussão sobre a qualidade dos gramados do Brasil, infelizmente, é algo que vem sendo pautado pelo clubismo. O fato é que não há qualquer evidência científica de que os campos sintéticos ofereçam maior risco de lesão aos atletas“, iniciou.

“Inclusive, desde que implementou o gramado artificial no Allianz Parque, em 2020, o Palmeiras é um dos clubes da Série A com menor número de jogadores lesionados. Portanto, as alegações feitas pela atual gestão do Flamengo não passam de fake news“, prosseguiu.

“Se a atual gestão do Flamengo, comandada pelo presidente Bap, estivesse realmente preocupada com a qualidade dos gramados do Brasil, o campo do Maracanã não seria tão ruim quanto é. Aliás, o Flamengo, no dia em que tiver um estádio próprio, pode instalar nele o tipo de gramado que quiser“, finalizou a presidente do Palmeiras.

Brasileirão 2026 com mais ‘sintéticos’

O Campeonato Brasileiro de 2026 vai estabelecer um novo marco, com um número recorde de jogos realizados em gramados sintéticos na Série A. Com os acessos de Athletico-PR e Chapecoense, já são quatro os clubes garantidos que mandam suas partidas em estádios com grama artificial, somando-se a Palmeiras e Botafogo. Esse aumento na presença de campos sintéticos gerou ainda mais debate sobre o impacto dessa prática no futebol brasileiro.