cover
Tocando Agora:

Niko Kovac, técnico do Dortmund, vê identidade de Xabi Alonso já presente no Real Madrid

Mesmo com pouco tempo no cargo, treinador do Borussia destaca influência clara de Alonso nos merengues Dortmund e Real Madrid se enfrentam em Nova Jersey O...

Niko Kovac, técnico do Dortmund, vê identidade de Xabi Alonso já presente no Real Madrid
Niko Kovac, técnico do Dortmund, vê identidade de Xabi Alonso já presente no Real Madrid (Foto: Reprodução)

Mesmo com pouco tempo no cargo, treinador do Borussia destaca influência clara de Alonso nos merengues

Dortmund e Real Madrid se enfrentam em Nova Jersey

O Borussia Dortmund (Alemanha) enfrenta o Real Madrid (Espanha) neste sábado (5), às 17h, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. O confronto, que acontece no MetLife Stadium, em East Rutherford-NJ, definirá o último semifinalista da competição.

Os alemães foram os líderes do Grupo F, com vitórias diante do Mamelodi Sundowns (África do Sul) e Ulsan HD (Coreia do Sul), por 4 a 3 e 1 a 0, respectivamente, além de um empate em 0 a 0 com o Fluminense. Nas oitavas de final, eliminaram o Monterrey (México) por 2 a 1.

E, para chegar entre os quatro melhores do Mundial de Clubes, o Dortmund terá pela frente um carrasco recente, já que a equipe alemã acumula quatro derrotas consecutivas diante dos espanhóis, incluindo o revés na final da Liga dos Campeões da Europa de 2023/24.

Niko Kovac admitiu que o Real Madrid é o favorito

Na véspera do confronto, o técnico do Dortmund, Niko Kovac, reconheceu a força do Real Madrid, mas ressaltou que o favoritismo precisa ser confirmado dentro das quatro linhas. “Sabemos que somos os azarões, mas a partida ainda precisa ser jogada”, declarou Kovac em entrevista coletiva realizada em Nova Jersey.

Segundo o treinador, apesar de estar há apenas três semanas no comando da equipe merengue, já é possível perceber algumas das características que o técnico Xabi Alonso havia implementado durante sua passagem de dois anos pelo Bayer Leverkusen, rival do Dortmund no Campeonato Alemão.

Real Madrid atropelou o Dortmund no último encontro entre eles (Photo by Denis Doyle/Getty Images)

“É evidente que nem tudo está encaixado ainda, mas a qualidade do elenco é impressionante. Precisamos nos doar de corpo e alma amanhã”, completou Kovac, prevendo dificuldades diante dos espanhóis em razão dos jogadores presentes, muitos deles campeões europeus diante do próprio Borussia.

Borussia Dortmund não vence o Real Madrid desde 2014

Para o treinador alemão, o Dortmund precisa repetir a intensidade e a organização mostradas no primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Monterrey, nas oitavas de final do torneio. “Se tivermos uma atuação como aquela da etapa inicial contra o Monterrey, estaremos vivos na disputa”, concluiu o comandante.

A última vez que o Borussia Dortmund venceu o Real Madrid foi há mais de uma década, nas quartas de final da Liga dos Campeões 2013/14. Desde então, os times se enfrentaram seis vezes, com dois empates e quatro vitórias para o lado espanhol, a mais recente foi um 5 a 2, em outubro, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2024/25.