cover
Tocando Agora:

Notas e desempenho: Como cada jogador se saiu em Santos x Novorizontino, pelo Campeonato Paulista

Peixe sai atrás no placar, reage no segundo tempo com gol de Gabigol e Thaciano e começa o estadual com vitória. Santos venceu por 2 a 1 Novorizontino na ro...

Notas e desempenho: Como cada jogador se saiu em Santos x Novorizontino, pelo Campeonato Paulista
Notas e desempenho: Como cada jogador se saiu em Santos x Novorizontino, pelo Campeonato Paulista (Foto: Reprodução)

Peixe sai atrás no placar, reage no segundo tempo com gol de Gabigol e Thaciano e começa o estadual com vitória.

Santos venceu por 2 a 1 Novorizontino na rodada de abertura do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro. A bola rolou a partir das 16h (horário de Brasília), e o Peixe precisou buscar a igualdade após um primeiro tempo abaixo do esperado, diante de um adversário bem organizado e eficiente nas transições ofensivas.

Como foi o primeiro tempo?

Franco-atirador na partida, o Novorizontino se saiu melhor no primeiro tempo na Vila Belmiro. O jogo começou com o Santos aceso, chegando inclusive a marcar com Gabigol aos dois minutos da partida. O lance, no entanto, foi anulado por impedimento de Willian Arão no início da jogada.

Daí em diante, o clube do interior foi neutralizando o Peixe e, aos poucos, chegando ao ataque. Em um erro de marcação do Santos no meio-campo, Rômulo recebeu livre e tocou na medida para Diego Galo invadir a área e bater com força, abrindo o placar. O Tigre ainda teve duas boas chances de ampliar e só não fez o segundo por conta do bom trabalho de Gabriel Brazão.

Além do resultado parcial, a torcida do Peixe saiu incomodada com o rendimento ofensivo. Caballero foi bastante vaiado pelas decisões equivocadas no último terço do campo, e o público pediu a entrada de Robinho Jr. antes mesmo do intervalo.

Gol no início muda o cenário no segundo tempo

Logo aos seis minutos da segunda etapa, o Santos conseguiu reagir. Rollheiser roubou a bola no meio-campo e acionou Lautaro Díaz em profundidade. O atacante cruzou para Gabigol, que fez o pivô e ajeitou para Rollheiser finalizar. A bola explodiu na zaga do Novorizontino e voltou limpa para Gabriel Barbosa, que bateu de primeira e empatou o jogo.

O gol marcou o primeiro de Gabigol nesta nova passagem pelo Santos e trouxe mais intensidade ao time, que passou a ocupar o campo ofensivo com mais frequência. Ainda assim, o Peixe teve dificuldades para transformar o domínio territorial em chances claras de virada.

O segundo gol do Santos veio no final do segundo tempo, com Igor Vinícius fazendo excelente jogada individual pela direita, ganhando espaço e cruzando à meia altura. Thaciano se antecipou à marcação, deu uma solada na bola e empurrou para o fundo da rede, colocando o Santos em vantagem na partida.

Notas dos jogadores do Santos

Gabriel Brazão – 6.4Foi decisivo para manter o Santos vivo no jogo no primeiro tempo, com ao menos duas boas defesas em finalizações perigosas do Novorizontino.

Igor Vinícius – 6.7Cumpriu bem o papel defensivo e apoiou quando possível, mas teve participação ofensiva discreta.

Adônis Frias – 6.7Seguro na maior parte do jogo, mostrou bom posicionamento, embora tenha sofrido com bolas em velocidade nas costas.

Zé Ivaldo – 8.3Melhor jogador do Santos em campo. Muito firme na defesa, venceu a maioria dos duelos e ainda ajudou na saída de bola.

Gonzalo Escobar – 6.7Regular defensivamente e participativo no apoio, mas sem grande destaque no último passe.

João Schimidt – 7.0Importante na proteção da defesa e na organização do meio-campo, ajudando o time a ganhar equilíbrio no segundo tempo.

William Arão – 6.9Teve participação ativa na construção, mas apareceu no lance do impedimento que anulou o gol no início da partida.

Rollheiser – 7.2Cresceu na segunda etapa, foi decisivo na jogada do gol, participando diretamente da construção e dando a assistência indireta para Gabigol marcar.

Lautaro Diaz – 6.3Teve boa leitura no lance do gol, com o cruzamento preciso, mas ainda participou pouco do jogo no geral.

Caballero – 6.7Muito acionado, mas tomou decisões ruins no último terço do campo. Foi alvo das vaias da torcida no primeiro tempo.

Gabriel Barbosa – 7.2Mostrou oportunismo e qualidade para decidir. Apareceu bem no lance do gol, marcou o primeiro nesta nova passagem pelo clube e foi o principal nome ofensivo.