cover
Tocando Agora:

Novo contrato pode colocar Filipe Luís entre os técnicos mais longevos da história do Flamengo

Renovação até 2027 projeta técnico em lista histórica do Rubro-Negro Tetracampeão da Copa Libertadores, eneacampeão do Campeonato Brasileiro e vencedor ...

Novo contrato pode colocar Filipe Luís entre os técnicos mais longevos da história do Flamengo
Novo contrato pode colocar Filipe Luís entre os técnicos mais longevos da história do Flamengo (Foto: Reprodução)

Renovação até 2027 projeta técnico em lista histórica do Rubro-Negro

Tetracampeão da Copa Libertadores, eneacampeão do Campeonato Brasileiro e vencedor do Derby of the Americas, da Challenger Cup, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca, o Flamengo viveu um 2025 marcante, com seis títulos conquistados e a ampliação de sua já vasta sala de troféus.

Em 2026, o Rubro-Negro começa a temporada no dia 14 de janeiro (quarta-feira), quando mede forças com o Bangu-RJ, no Estádio Moça Bonita, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. O primeiro clássico do ano será diante do Vasco, marcado para o dia 24 de janeiro.

A semana do torcedor flamenguista começou de forma positiva, com o anúncio da renovação de contrato do técnico Filipe Luís. O novo vínculo, válido até o fim de 2027, pode colocar o ex-lateral-esquerdo entre os treinadores que mais tempo permaneceram no comando do clube ao longo de sua história.

Flávio Costa dirigiu o Flamengo durante oito anos

Caso cumpra o contrato até o término, Filipe Luís completará três anos, dois meses e 30 dias à frente da equipe principal. Desde que o uruguaio Ramón Platero assumiu como primeiro técnico oficial do Flamengo, em 1921, raras vezes o clube contou com um treinador por tanto tempo de forma ininterrupta.

De acordo com a base de dados do site “FlaEstatística”, especializado na história rubro-negra, o técnico mais longevo foi Flávio Costa, que permaneceu oito anos e três dias de forma ininterrupta (18/12/1938 a 21/12/1946), seguido de Fleitas Solich, com seis anos, dois meses e 20 dias (11/04/1953 a 24/06/1959).

Filipe Luís conquistou seis títulos com o Flamengo em 2025 (Photo by Rodrigo Valle/Getty Images)

Além de Flávio Costa e Fleitas Solich, mais dois treinadores ultrapassaram a barreira dos cinco anos no comando do Rubro-Negro: Joaquim Guimarães, com cinco anos, cinco meses e 23 dias (04/05/1924 a 27/10/1929), e Flávio Costa, com cinco anos, dois meses e 22 dias (21/01/1962 a 12/04/1967).

Fleitas Solich ficou seis anos no comando da equipe

Recordista no comando técnico, Flávio Costa teve duas passagens distintas à frente do Flamengo. Na mais longa delas, o profissional conquistou quatro Campeonatos Cariocas, um Rio-São Paulo e um Torneio Início pelo Mais Querido.

Já o paraguaio Fleitas Solich, conhecido pelo estilo rígido, comandou o Flamengo por seis anos, dois meses e 20 dias. Nesse intervalo, foi tricampeão carioca e venceu outros torneios amistosos, como a Taça dos Campeões Estaduais de 1956.