cover
Tocando Agora:

Novo técnico do Botafogo, Martín Anselmí teve desempenho no Porto similar ao de Davide Ancelotti no Fogão

Números mostram equilíbrio entre o novo comandante e o último técnico alvinegro Após dois títulos históricos, o Botafogo finalizou a temporada 2025 sem ...

Novo técnico do Botafogo, Martín Anselmí teve desempenho no Porto similar ao de Davide Ancelotti no Fogão
Novo técnico do Botafogo, Martín Anselmí teve desempenho no Porto similar ao de Davide Ancelotti no Fogão (Foto: Reprodução)

Números mostram equilíbrio entre o novo comandante e o último técnico alvinegro

Após dois títulos históricos, o Botafogo finalizou a temporada 2025 sem conquistas. Nono colocado no Campeonato Carioca, sexto no Brasileirão Betano, eliminado nas quartas de final da Copa Betano do Brasil, o clube parou nas oitavas de final tanto da Libertadores quanto do Mundial de Clubes, além de acumular vices na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana.

No começo de 2026, além do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro, o Glorioso estreará na segunda fase preliminar da Copa Libertadores, na qual enfrentará o Nacional Potosí, da Bolívia, na temida altitude boliviana, já em fevereiro.

E para chegar à fase de grupos, o Fogão aposta no técnico argentino Martín Anselmí, que teve passagem pelo Porto, de Portugal. No comando dos portistas, o treinador apresentou desempenho semelhante ao de Davide Ancelotti e Renato Paiva no Glorioso, ficando à frente dos interinos, mas abaixo de Artur Jorge em termos de aproveitamento.

Anselmí foi o técnico do Porto na Copa do Mundo de Clubes

Anselmí dirigiu o Porto no primeiro semestre de 2025, sendo desligado do clube após a participação dos portugueses no Mundial de Clubes. Em 21 jogos, foram dez vitórias, seis empates e cinco derrotas pelos Dragões, com 57,14% de aproveitamento.

Recém-desligado do Botafogo, Davide Ancelotti foi técnico do clube em 33 partidas, nas quais conquistou 15 vitórias, dez empates e oito derrotas, com 55,56% de aproveitamento, uma diferença pequena em relação a Anselmí.

Davide Ancelotti encerrou sua passagem pelo Botafogo após a disputa do Brasileirão Foto: Joisel Amaral/AGIF

Técnico recente com o melhor desempenho no Botafogo, Artur Jorge também foi o mais vitorioso, com as conquistas do Brasileirão e da Libertadores. Em 55 partidas, o Glorioso obteve 32 vitórias, 14 empates e nove derrotas, com 66,67% dos pontos disputados.

Renato Paiva deixou o Glorioso após 23 jogos

Antecessor de Ancelotti, o português Renato Paiva deixou o Glorioso com desempenho recente ao que seu sucessor. Até ser desligado do clube, Paiva comandou a equipe em 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com 56,52% de aproveitamento.

Por fim, em relação aos técnicos interinos, Cláudio Caçapa, em sua segunda passagem nessa função, obteve apenas um empate e duas derrotas em três jogos, com 11,11% de aproveitamento. Já Carlos Leiria conquistou quatro vitórias e sofreu seis derrotas no Glorioso, somando apenas 40% dos pontos disputados.