cover
Tocando Agora:

Novo técnico do Internacional, Pezzolano teve melhor desempenho no Cruzeiro que seus antecessores no Inter

Números colocam o uruguaio em vantagem sobre os últimos comandantes colorados Após iniciar 2025 de forma promissora, sendo campeão gaúcho invicto diante d...

Novo técnico do Internacional, Pezzolano teve melhor desempenho no Cruzeiro que seus antecessores no Inter
Novo técnico do Internacional, Pezzolano teve melhor desempenho no Cruzeiro que seus antecessores no Inter (Foto: Reprodução)

Números colocam o uruguaio em vantagem sobre os últimos comandantes colorados

Após iniciar 2025 de forma promissora, sendo campeão gaúcho invicto diante do maior rival, o Internacional caiu de rendimento ao longo da temporada, sendo eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, além de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro apenas na última rodada.

Como consequência da 16ª posição no Brasileirão, o Colorado não disputará competições continentais em 2026, limitando-se às disputas estaduais (Campeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha), regionais (a edição inaugural da Copa Sul-Sudeste) e nacionais (Brasileiro e Copa do Brasil).

Para voltar ao caminho das conquistas, o Colorado aposta no técnico uruguaio Paulo Pezzolano, conhecido por sua passagem de sucesso no Cruzeiro, quando levou o time mineiro da Série B à Série A do Campeonato Brasileiro. E, enquanto esteve em Belo Horizonte, o treinador teve um aproveitamento melhor que os técnicos recentes do Inter.

Pezzolano levou o Cruzeiro novamente para a Série A

Pezzolano foi técnico do Cruzeiro de janeiro de 2022 até março de 2023, período em que esteve à frente da Raposa em 68 partidas, conquistando 38 vitórias, 13 empates e apenas 17 derrotas, com 62,25% de aproveitamento dos pontos.

Com exceção de Abel Braga, que dirigiu o Colorado em apenas duas partidas (uma vitória e uma derrota), o treinador mais recente dos gaúchos foi o argentino Ramón Díaz, que, no comando do clube durante 14 jogos, teve o pior aproveitamento entre os técnicos recentes, com apenas 35,90% dos pontos, após três vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

Pezzolano foi o técnico do Cruzeiro entre 2022 e 2023 Foto: Gilson Junio/AGIF

Campeão gaúcho com o Internacional, Roger Machado se despediu do clube após 73 jogos, com 34 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, conseguindo 55,71% dos pontos. Seu sucessor, Eduardo Coudet, teve um desempenho parecido, com 55,56% de aproveitamento, após 30 vitórias, 15 empates e 18 derrotas em 63 partidas.

Uruguaio chega após passagem pela Europa

Mano Menezes foi o treinador recente que teve o melhor aproveimento à frente do clube, ao atingir 59,67% de aproveitamento, com 39 vitórias, 28 empates e 14 derrotas em 81 jogos. Por fim, Alexander Medina foi o técnico do Inter em 17 partidas, com seis vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 47,06% de aproveitamento.

Após sair do Cruzeiro, Pezzolano passou pelo futebol europeu, comandando o Real Valladolid, da Espanha, e o Watford, da Inglaterra. Na Europa, foram 81 jogos, com 31 vitórias, 18 empates e 32 derrotas, totalizando 45,68% de aproveitamento dos pontos.