cover
Tocando Agora:

Quem foram os ‘intrusos’ do Brasil na seleção do Mundial de Clubes da FIFA

Cole Palmer foi o craque do Mundial, mas a grande questão é: quem compôs os 11 titulares da seleção e que não são da Europa? Thiago Silva e Jhon Arias ...

Quem foram os ‘intrusos’ do Brasil na seleção do Mundial de Clubes da FIFA
Quem foram os ‘intrusos’ do Brasil na seleção do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Reprodução)

Cole Palmer foi o craque do Mundial, mas a grande questão é: quem compôs os 11 titulares da seleção e que não são da Europa?

Thiago Silva e Jhon Arias representaram o futebol brasileiro

A FIFA divulgou a seleção oficial do Mundial de Clubes 2025, encerrado no último domingo (13) com o título do Chelsea. O time ideal do torneio contou com amplo domínio de jogadores dos Blues e do Paris Saint-Germain, finalistas da competição.

O futebol brasileiro, todavia, foi representado duplamente po Thiago Silva e Jhon Arias, ambos do Fluminense. O zagueiro veterano e o meia-atacante colombiano foram peças-chave na histórica campanha do Tricolor Carioca, que chegou às semifinais do torneio.

O Fluzão quebrou a hegemonia europeia entre os quatro melhores colocados — ao lado de Chelsea, PSG e Real Madrid. O time comandado por Renato Gaúcho superou o Al-Hilal nas quartas de final e acabou eliminado pelo Chelsea na fase seguinte.

Confira os 11 eleitos pela FIFA para a seleção do Mundial de Clubes:

Goleiro:Bono (Al-Hilal)

Lateral-direito:Hakimi (PSG)

Zagueiros:Thiago Silva (Fluminense)Marquinhos (PSG)

Lateral-esquerdo:Cucurella (Chelsea)

Meio-campistas:Vitinha (PSG)Enzo Fernández (Chelsea)Jhon Arias (Fluminense)

Atacantes:Pedro Neto (Chelsea)Gonzalo Garcia (Real Madrid)Cole Palmer (Chelsea) – Craque do torneio

Palmer, destaque absoluto dos Blues com atuações decisivas, foi eleito o melhor jogador da competição. Ele marcou dois gols na final diante do PSG e conduziu o Chelsea ao título inédito com a vitória por 3 a 0. João Pedro marcou o outro gol da finalíssima.

Cole Palmer, jogador do Chelsea, foi eleito o craque do Mundial de Clubes. Foto: Kevin Lamarque – Pool/Getty Images.

Domínio de PSG & Chelsea na Seleção do Mundial de Clubes

Com quatro nomes na equipe ideal, o Chelsea confirmou sua dominância técnica e coletiva na campanha rumo ao título. O PSG, apesar da derrota na final, teve três jogadores destacados, enquanto Fluminense, Real Madrid e Al-Hilal completaram a seleção com um atleta cada.

O reconhecimento de Arias e Thiago Silva pela FIFA também reafirma o bom momento do clube carioca no cenário internacional. O Palmeiras, por sua vez, chegou às quartas de final, seguido de Flamengo e Botafogo, que caíram ambos na fase anterior do mata-mata.