cover
Tocando Agora:

Quem o Corinthians vai enfrentar no Mundial de Clubes Feminino? Conheça o Gotham FC, dos Estados Unidos

Equipe dos Estados Unidos é o primeiro adversário do Corinthians no Mundial de Clubes Feminino, que começa no dia 28 de janeiro O adversário do Corinthians...

Quem o Corinthians vai enfrentar no Mundial de Clubes Feminino? Conheça o Gotham FC, dos Estados Unidos
Quem o Corinthians vai enfrentar no Mundial de Clubes Feminino? Conheça o Gotham FC, dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Equipe dos Estados Unidos é o primeiro adversário do Corinthians no Mundial de Clubes Feminino, que começa no dia 28 de janeiro

O adversário do Corinthians na semifinal do Mundial de Clubes Feminino da FIFA será o Gotham FC, uma das potências do futebol norte-americano. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (28), às 09h30 (de Brasília), no Gtech Community Stadium, com transmissão da CazéTV. Chegou a hora de conhecer mais sobre o time.

Baseado na região metropolitana de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o clube foi fundado em 2007, sob o nome de Sky Blue FC. A equipe teve dificuldades para se firmar no cenário nacional, mas logo foi caindo no gosto do público e conquistando melhores resultados em campo. Além disso, contratações de jogadoras internacionais também ajudaram na popularização do elenco.

O Sky Blue passou a disputar a NWSL, a liga profissional de futebol feminino do país, em 2013, alcançando os playoffs pela primeira vez desde a conquista do campeonato em 2009. Em 2021, o clube se tornou o Gotham FC, mantendo as cores azul, preto e branco. O nome é uma referência à Gotham City, cidade do Batman, famoso personagem das histórias em quadrinhos.

Gotham é o campeão da Copa dos Campeões Feminina da CONCACAF

O Gotham FC coleciona dois títulos da NWSL. A equipe venceu a liga pela primeira vez em 2023, e depois em 2025. O time também ganhou em 2009 a WPS, antigo formato da competição. Dessa maneira, o clube empatou em número de troféus com Kansas City e North Carolina Courage, atrás apenas do Portland Thorns, com três.

O elenco conquistou o título da Copa dos Campeões Feminina da CONCACAF na temporada passada, ao bater o Tigres na final. Com o triunfo, o Gotham garantiu a vaga para o Mundial de Clubes da FIFA de 2026.

Na última edição da NWSL, o Gotham terminou a primeira fase na oitava posição, com 36 pontos em 26 partidas. A equipe derrotou o Kansas City nas quartas de final, passou pelo favorito Orlando Pride na semifinal e, na decisão, bateu o Washington Spirit por 1 a 0.

Um dos principais destaques do time comandado pelo treinador Juan Carlos Amorós é a brasileira Gabi Portilho, ex-jogadora do Corinthians. A atacante é um dos pilares do setor ofensivo, ao lado de Esther Gonzalez, Rose Lavelle e Jaelin Howell. A lateral Bruninha também brilha no grupo.

Gabi Portilho é o destaque do Gotham – Foto: Instagram Reprodução/@gaabiportilho

Briga acirrada pela final do Mundial de Clubes Feminino

O vencedor do confronto entre Corinthians e Gotham FC se classifica para a final do Mundial de Clubes Feminino, podendo enfrentar o Arsenal, da Inglaterra, ou o ASFAR, do Marrocos.

A final do torneio intercontinental está marcada para 1º de fevereiro, às 15h (de Brasília), no Arsenal Stadium, em Londres.