cover
Tocando Agora:

Remo será o time que mais viajará no mundo para jogar liga nacional em 2026

Levantamento do Bolavip Brasil aponta o Remo como o clube com a logística mais desafiadora do mundo em 2026, superando times da MLS, China e Rússia O retorno...

Remo será o time que mais viajará no mundo para jogar liga nacional em 2026
Remo será o time que mais viajará no mundo para jogar liga nacional em 2026 (Foto: Reprodução)

Levantamento do Bolavip Brasil aponta o Remo como o clube com a logística mais desafiadora do mundo em 2026, superando times da MLS, China e Rússia

O retorno do Remo à Série A após 32 anos traz um desafio além das quatro linhas, a logística. Em 2026, o clube de Belém será o time que mais viajará no mundo para disputar uma liga nacional.

Segundo levantamento do Bolavip Brasil, o Leão Azul percorrerá cerca de 92,5 mil quilômetros apenas no Brasileirão. O número coloca o time paraense no topo entre 82 equipes analisadas em quatro grandes ligas.

Estudo comparou quatro grandes competições

A pesquisa avaliou os calendários do Campeonato Brasileiro, da MLS (Estados Unidos e Canadá), do Campeonato Russo e do Campeonato Chinês. Foram consideradas somente as partidas da temporada regular.

As distâncias foram calculadas sempre em ida e volta, partindo da cidade-sede de cada clube até o local do confronto. Jogos de mata-mata e copas ficaram fora da análise.

MLS domina o top-10 e Messi fará a viagem mais longa

Atrás do Remo aparece o Vancouver Whitecaps, com 73,8 mil quilômetros percorridos na MLS. Outros oito clubes da liga norte-americana também figuram entre os dez que mais viajarão em 2026.

Vitor Bueno jogador do Remo comemora seu gol durante partida contra o Atletico no estadio Arena MRV pelo campeonato Brasileiro A 2026. Foto: Gilson Lobo/AGIF

Mesmo com divisões por conferências para reduzir deslocamentos, as longas distâncias entre cidades dos Estados Unidos e Canadá pesam no ranking. Ainda assim, nenhuma equipe supera o clube paraense.

Curiosamente, a maior viagem isolada da temporada será do Inter Miami, de Lionel Messi. O confronto contra o Portland Timbers exigirá deslocamento de 4.330 quilômetros.

Já o Remo dividirá com Internacional e Grêmio a segunda maior viagem do ano. O duelo entre Belém e Porto Alegre representa 3.181 quilômetros de distância entre as cidades.

Confira o ranking dos dez times que mais percorrerão distância em ligas nacionais em 2026:

1 – Remo (Brasil) – 92,5 mil quilômetros2 – Vancouver Whitecaps (MLS) – 73,8 mil quilômetros3 – Seattle Sounders (MLS) – 65,9 mil quilômetros4 – Portland Timbers (MLS) – 65,5 mil quilômetros5 – Houston Dynamo (MLS) – 63 mil quilômetros6 – St. Louis City (MLS) – 60 mil quilômetros7 – San Diego FC (MLS) – 59,6 mil quilômetros8 – Inter Miami (MLS) – 57,6 mil quilômetros9 – Los Angeles Galaxy (MLS) – 57,5 mil quilômetros10 – San José Earthquakes (MLS) – 56,8 mil quilômetros