cover
Tocando Agora:

Renato Augusto, ex-Fluminense, se aposenta oficialmente do futebol; saiba detalhes

Meia não teve sucesso em sua passagem recente no Fluminense, somando problemas físicos e poucos jogos em destaque pelo tricolor Renato Augusto se despede do ...

Renato Augusto, ex-Fluminense, se aposenta oficialmente do futebol; saiba detalhes
Renato Augusto, ex-Fluminense, se aposenta oficialmente do futebol; saiba detalhes (Foto: Reprodução)

Meia não teve sucesso em sua passagem recente no Fluminense, somando problemas físicos e poucos jogos em destaque pelo tricolor

Renato Augusto se despede do futebol

Pegando muitos de surpresa na noite desta quarta-feira (17), o meia Renato Augusto, com passagem recente pelo Fluminense, anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol.

A informação foi dada em primeira mão pelo portal Meu Timão. Vale ressaltar que o ex-jogador da Seleção Brasileira estava sem equipe desde sua saída do Flu, que ocorreu em maio deste ano.

Trajetória de Renato Augusto no Fluminense

Renato Augusto chegou ao Fluminense no início de 2024 com grandes expectativas, principalmente pela disputa de posição com Paulo Henrique Ganso, mas nunca conseguiu se firmar como titular. Com contrato até o final do ano, o meia participou de 35 jogos, marcando um gol e dando uma assistência, mas não conseguiu apresentar o desempenho esperado.

No final de 2024, enquanto estava de férias em Las Vegas, nos Estados Unidos, o meio-campista aproveitou para assistir a um jogo da NBA e, em entrevista, revelou que seu plano era encerrar a carreira no Fluminense ao fim de 2025.

Esse anúncio pegou muitos de surpresa, já que sua trajetória no clube ainda estava longe de ser definida, mas deixou claro seu desejo de terminar sua carreira no Tricolor: “Provavelmente, sim (fico no Fluminense). Provavelmente, meu último ano da carreira. Tentar fechar da melhor maneira possível. Tentar terminar a carreira de forma legal“, declarou Renato na ocasião.

Carreira do meia

Renato Augusto iniciou sua trajetória no futsal do Fluminense, mas foi no Flamengo que deu os primeiros passos no futebol profissional, destacando-se nas divisões de base e começando a construir uma carreira de sucesso nos gramados. Em 2008, deu um grande salto na carreira ao se transferir para o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Porém, foi em 2013 que Renato voltou ao Brasil e iniciou sua trajetória de ídolo no Corinthians.

Renato Augusto, ex-Fluminense, se destacou no Corinthians. Foto: Mauro Horita/AGIF

No Timão, o meia se tornou peça fundamental, conquistando o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana no mesmo ano de sua chegada. Mas foi em 2015 que ele atingiu seu auge, sendo eleito o craque do Brasileirão na histórica campanha que garantiu o título nacional ao Coringão. Ao todo, na primeira passagem pelo clube, disputou 127 partidas e marcou 15 gols.

Após sua saída para a China, onde defendeu o Beijing Guoan entre 2016 e 2020, Renato retornou ao Alvinegro de Parque São Jorge em 2021, onde fez mais 116 jogos e anotou outros 15 gols. Somando as duas passagens pelo clube paulista, ele acumulou 243 jogos e 30 gols, consolidando-se como um dos grandes ídolos da história recente do Corinthians.