Repescagem para Copa do Mundo: 5 pontos-chave para entender o formato de classificação europeia
Acesso via repescagem rende seis vagas: a UEFA entrega quatro delas, enquanto o mata-mata global define as outras duas Repescagens da Copa do Mundo As Elimi...
Acesso via repescagem rende seis vagas: a UEFA entrega quatro delas, enquanto o mata-mata global define as outras duas
Repescagens da Copa do Mundo
As Eliminatórias da Copa do Mundo chegaram ao fim nesta terça-feira (18), e agora 22 seleções disputam uma última oportunidade para garantir seu lugar no Mundial. As seis vagas restantes serão definidas nas repescagens, que prometem partidas decisivas e cheias de tensão.
Apesar do sorteio dos grupos estar marcado para 5 de dezembro, as repescagens só acontecerão em março de 2026. Esse período de espera permitirá que os times se organizem e ajustem estratégias para esses confrontos de vida ou morte rumo à Copa.
A UEFA realiza sua própria repescagem, separada do playoff mundial. Nesta edição, seleções que se destacaram na Nations League, mas tiveram desempenho irregular nas Eliminatórias, terão a oportunidade de brigar por uma vaga no Mundial.
Entenda a repescagem europeia
A repescagem da UEFA vai definir os últimos quatro times europeus que estarão na Copa de 2026. As 16 seleções participantes serão distribuídas em quatro caminhos, com semifinais e finais em jogos únicos, decidindo quem avançará ao Mundial.
No sorteio, as equipes são divididas em potes: Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia ficam no Pote 1 e enfrentam adversários do Pote 4, formado por times que chegaram à repescagem via Liga das Nações, como Suécia, Macedônia do Norte, Romênia e Irlanda do Norte. As semifinais serão disputadas nos campos dos times do Pote 1.
Seleção da Itália jogará repescagem. Foto: Marco Luzzani/Getty ImagesAs demais seleções seguem esquema semelhante. Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia compõem o Pote 2 e recebem os confrontos contra Albânia, Irlanda, Kosovo e Bósnia e Herzegovina, do Pote 3. Os vencedores de cada caminho se enfrentam na final, garantindo as últimas vagas europeias no Mundial.
Seleções que disputarão repescagem europeia:
Eslováquia (segundo colocado do grupo A)Ucrânia (segundo colocado do grupo D)Irlanda (segundo colocado do grupo F)Polônia (segundo colocado do grupo G)Itália (segundo colocado do grupo I)Albânia (segundo colocado no grupo K)República Tcheca (segundo colocado no grupo L)Dinamarca (segundo colocado no grupo C)Turquia (segundo colocado no grupo E)País de Gales (segundo colocado no grupo J)Bósnia e Herzegovina (segundo colocado no grupo H)Kosovo (segundo colocado no grupo B)Suécia (via Nations League)Romênia (via Nations League)Irlanda do Norte (via Nations League)Macedônia do Norte (via Nations League)Repescagem Mundial
Além da repescagem europeia, a Copa do Mundo de 2026 ainda terá o playoff mundial, que define duas vagas entre seis seleções: uma da América do Sul, uma da Ásia, uma da África, uma da Oceania e duas da América do Norte e Central.
Os dois times melhor ranqueados pela Fifa avançam direto para a final, enquanto os quatro restantes se enfrentam nas semifinais, com os confrontos decididos por sorteio. Todas as partidas serão realizadas em um dos países-sede: Estados Unidos, Canadá ou México.
Seleções que disputarão a repescagem mundial:
Oceania: Nova CaledôniaAmérica do Sul: BolíviaÁfrica: República Democrática do CongoÁsia: IraqueAmérica do Norte e Central: Jamaica e Suriname