cover
Tocando Agora:

River Plate soma 13 classificações em 18 disputas de quartas de final da Copa Libertadores

Histórico impressionante mantém argentinos como um dos maiores protagonistas da competição Acompanhe no Bolavip Brasil ao vivo a transmissão do jogo ...

River Plate soma 13 classificações em 18 disputas de quartas de final da Copa Libertadores
River Plate soma 13 classificações em 18 disputas de quartas de final da Copa Libertadores (Foto: Reprodução)

Histórico impressionante mantém argentinos como um dos maiores protagonistas da competição

Acompanhe no Bolavip Brasil ao vivo a transmissão do jogo River Plate x Palmeiras, válido pela ida das quartas de finais da Copa Libertadores, em confronto interessante entre argentinos e brasileiros por uma vaga na semifinal.

River Plate e Palmeiras se enfrentam em Buenos Aires

River Plate, da Argentina, e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 21h30, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Ambos estão invictos em busca de mais uma semifinal continental.

O Verdão foi o líder do Grupo G, com seis vitórias em seis partidas, e eliminou o Universitário (Peru) nas oitavas de final com 4 a 0 na soma dos placares. Já o River, após avançar na liderança do Grupo B, eliminou o Libertad (Paraguai) nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no agregado, para chegar entre os oito melhores.

Mesmo sem ser favorito, o River Plate tem a seu favor o bom histórico na fase de quartas de final da Copa Libertadores. Nas edições que contaram com essa fase, os argentinos disputaram as quartas em 18 oportunidades, avançando em 13 delas, com 72,22% de aproveitamento, sendo eliminados em apenas cinco ocasiões.

River Plate chegou em cinco semifinais na década de 90

Na década de 90, os Los Millonarios disputaram as quartas da Libertadores cinco vezes, avançando para a semifinal em todas elas. As vítimas do River foram todas argentinas: Independiente (1990), Vélez Sarsfield (1995 e 1999), San Lorenzo (1996) e Colón (1998). Porém, a equipe só chegou à final (e foi campeã) em 1996.

As primeiras eliminações vieram justamente após esse período. Na Libertadores de 2000, Los Millonarios caíram para o Boca Juniors, seu maior rival. Em 2001, a queda foi para o Cruz Azul (México); enquanto, em 2003, os argentinos foram desclassificados pelo América de Cali (Colômbia).

No último encontro contra brasileiros nas quartas de final, River foi eliminado pelo Atlético-MG em 2021 Foto: FotoBaires/AGIF

Nas Libertadores seguintes, os argentinos chegaram mais três vezes às quartas de final, avançando para a semifinal em 2004 e 2005, após eliminar Deportivo Cali (Colômbia) e Banfield (Argentina), respectivamente. Já em 2006, foram eliminados pelo Libertad (Paraguai).

Los Millionarios perderam para o Atlético-MG em 2021

Após a queda para a segunda divisão, o River ficou alguns anos sem disputar a Libertadores. Porém, quando voltou, rapidamente retomou os tempos de glória. Nas quartas das edições de 2015, 2017, 2018 e 2019, Los Millonarios avançaram em todas, eliminando Cruzeiro, Jorge Wilstermann (Bolívia), Independiente e Cerro Porteño (Paraguai), respectivamente.

Por fim, na década atual, o River chegou mais três vezes às quartas de final: eliminou o Nacional (Uruguai) em 2020; foi eliminado por um brasileiro, o Atlético Mineiro, na edição de 2021; e, por fim, eliminou o Colo-Colo (Chile) em 2024.