Rui Costa se manifesta pela 1ª vez sobre volta ao Grêmio, mas prioriza compromisso no São Paulo
Executivo do São Paulo reconhece vínculo afetivo com o clube gaúcho, mas afirma que retorno só acontecerá em cenário de valorização e no momento certo ...
Executivo do São Paulo reconhece vínculo afetivo com o clube gaúcho, mas afirma que retorno só acontecerá em cenário de valorização e no momento certo
Primeiro alvo da gestão Odorico Roman
O Grêmio definiu Rui Costa como principal alvo para liderar o departamento de futebol a partir de 2026, e o dirigente finalmente quebrou o silêncio sobre a possibilidade de retornar ao Imortal.
Atual executivo do São Paulo, Costa reconheceu o vínculo afetivo com o Tricolor, mas reforçou que, neste momento, está comprometido com o projeto do SPFC, onde tem vínculo até o final de 2026.
O interesse parte diretamente de Odorico Roman, presidente eleito do Grêmio para o triênio 2026-27-28. Ele pretende reformular setores estratégicos do Clube e vê em Rui Costa o perfil ideal para conduzir o planejamento de médio e longo prazo.
Rui Costa tem ligação importantíssima e de longa data com Grêmio
O dirigente conhece bem o ambiente gremista: ele trabalhou em Porto Alegre por mais de uma década e foi executivo de futebol entre 2013 e 2016, período considerado fundamental para a reconstrução estrutural que antecedeu o ciclo vencedor da Libertadores de 2017.
A movimentação do Grêmio fez o São Paulo agir rapidamente. Internamente, o clube paulista já iniciou conversas para valorização salarial e ampliação das responsabilidades de Rui Costa, que é considerado peça-chave para o planejamento da próxima temporada.
Rui Costa fala em “valorização profissional” e admite ligação emocional com o Grêmio
Convidado do Podcast Denílson Show, Rui Costa foi questionado diretamente sobre o interesse do Grêmio. Embora tenha reafirmado sua satisfação com o projeto no Morumbi, não negou a relação afetiva com o clube gaúcho:
“Estou feliz no São Paulo, tenho contrato até 2026, fui procurado pelos diretores para repensar esse contrato, sei que eles confiam no meu trabalho e eu confio neles.”
Rui Costa, diretor-executivo de futebol do SPFCEm seguida, o executivo fez questão de destacar que o Grêmio ocupa espaço especial em sua história:
“Desde que eu saí, em 2016, sempre tive a vontade e a emoção de um dia voltar. O Grêmio é o meu clube, né? Isso não me faz menos profissional. Tenho uma relação emocional com o Grêmio.”
Apesar do tom de carinho, o executivo de futebol deixou claro que um possível retorno aconteceria apenas em condições de reconhecimento.
“Se um dia eu voltar, será com o melhor contrato possível, quero ser valorizado. Minha relação com o Grêmio sempre será profissional, mas voltar para o Grêmio é como voltar para casa. Um dia será esse momento“, finalizou Rui Costa.
Cenário segue aberto
Mesmo após a declaração, nos bastidores o Grêmio mantém o interesse e deve tentar avançar nas conversas após a posse oficial de Odorico Roman, que começa a externar seus preferidos para a gestão tricolor.
A possibilidade de retorno, porém, dependerá não só da proposta gremista, mas também da reação do São Paulo, que já se mobiliza para segurar o dirigente. A novela está apenas começando — e promete ser um dos principais capítulos da reestruturação do Grêmio para 2026.